Inspire-se

Fotografando a elegância de uma noiva Chinesa

Muita gente ignora mas o momento atual da fotografia chinesa é voltado para o glamour e para a ostentação, digamos assim.

É possível perceber isso, por exemplo, no trabalho do fotógrafo Sails Chong. Sempre utilizando uma linguagem autoral, Chong é conhecido pelos seus trabalhos em fotografia de moda e casamentos.

Eu mesmo já publiquei um artigo sobre suas fotos de noivas na Muralha da China.

noiva
Isso é praticamente um Richard Avedon fotogrando uma Audrey Hepburn nos anos 1950

Talvez seja por isso que em um recente vídeo mostrando os bastidores de uma de suas produções fotografando uma noiva, é possível ver referências hollywoodianas.

Para falar a verdade, vi um pouco do estilo de Givenchy vestindo uma Audrey Hepburn chinesa fotografada por uma clone do Richard Avedon, hehehe.

Fotografando a noiva chinesa

noiva
Uma imagem menos chinesa de Sails Chong

Sei que para muitos o que disse pode parecer uma crítica mas na realidade quis mostrar como algumas referências estabelecidas culturalmente podem ser usadas para criar imagens surpreendentes derivadas de outras culturas.

Além disso, esse tipo de imagem só é possível fora do conceito de “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. É preciso algum projeto…

noiva
Still do vídeo mostrando a equipe de fotógrafos e produtores trabalhando na sessão de fotos

Bem, de qualquer maneira o vídeo de apenas 5:00 minutos é muito inspirador. É verdade que Chong utiliza para fotografar “sua noiva” uma grande equipe de apoio e câmeras de médio formato da Hasselblad, de quem ele é “embaixador”. Mas isso não significa que você não possa se inspirar e dar um passo a mais na sua fotografia. Tente também fazer ensaios fotográficos mais ambiciosos…

Nada impede que você pegue agora mesmo a sua Canon “T6zinha” e vá a luta, hehehe. Boa sorte.

PS.: Se você não sabe quem foram Givenchy, Audrey Hepburn nem Richard Avedon, não se desespere. Em breve vou fazer um artigo sobre eles. Adoro, hehehe!

Deixe uma resposta