celulares e smartphonesExclusivo

World View lança estabilizador para smartphones

Se as imagens em foto e vídeo do seu smartphone ficam tremidas esse lançamento pode te interessar.

A World View, conhecida distribuidora de câmeras e equipamentos fotográficos do Centro de São Paulo acaba de lançar um estabilizador profissional de 3 eixos para smartphones.

Em inglês o nome desse tipo de equipamento é “Gimbal”, cuja tradução mais próxima para o português seria “estabilizador cardan”, ou apenas estabilizador.

estabilizador para smartphones
Novo estabilizador de 3 eixos da World View para smartphones

Apesar de não fazer mais vídeos como fazia antigamente, fiquei interessado pelo equipamento e a World View cedeu-me uma unidade para que eu pudesse testá-lo. Eu confesso que fiquei lisonjeado, mas deixei claro que iria fazer uma teste independente, feito por alguém que está na “fase de chamar o filho para ligar o videocassete”, se é que vocês me entendem…

Testando o estabilizador para smartphones

Morrendo de medo do estabilizador, abri a caixa. O equipamento é muito bem embalado e vem montado, bastando apenas colocar as baterias recarregáveis que vêm junto com o equipamento e, dependendo do tamanho do smartphone a ser utilizado, encaixar um contrapeso a mais no suporte.

O smartphone é fixado num suporte de pressão, muito parecido mas mais robusto que um comercializado pela Nokia há muitos anos atrás, para o smartphone Pureview 808.

estabilizador para smartphones
O encaixe para smartphones é bem firme

Encaixei meu Samsung A7 2018 de 6″ polegadas, o que é bem grande, sem muitos problemas, mas tem que fazer um pouco de força. Fiquei pensando se um tablet de 7 polegadas caberia no suporte… De qualquer maneira o encaixe é bem firme e dá segurança.

Mesmo assim, para as imagens desse artigo, usei um iPhone 5C antigo e mais leve para facilitar as coisas.

Foi aí que na realidade percebi que o equipamento é bem sério. Movido por duas baterias recarregáveis, o World View WV-ZY1108 utiliza um giroscópio eletrônico para manter um smartphone fixo no ar como se estivesse sobre um tripé, apesar de estar em nossas mãos.

A manopla do estabilizador conta com um botão liga/desliga e um joystick de múltiplas funções. Além de direcionar o movimento do braço do estabilizador, essa alavanca define o tipo de uso de operação ao ser pressionado.

Quando liguei o equipamento e ele mostrou sinal de vida, fiquei assustado. Os eixos que pareciam tão soltos ficaram rígidos e tomaram vida. Rapidamente o smartphone atarrachado ao equipamento ficou na posição correta.

Modos de operação

Eu não tinha entendido ainda os modos de operação, então fiquei meio perdido. Foi então que resolvi voltar ao manual anexo (em português e inglês) para entender o que fazer.

Lá descobri que dependendo do número de toques que você dá no joystick você seleciona os seguintes modos:

Modo panorâmico: o estabilizador roda apenas para a direita e para esquerda, acompanhando um movimento panorâmico, mantendo o smartphone fixo em uma posição.

Modo de bloqueio: todos os três eixos são bloqueados mantendo o smartphone em uma única direção. O joystick ajusta a inclinação da câmera nas outras direções.

Modo Panorâmico inclinável: o eixo de rolagem do smartphone é bloqueado sendo que os outros eixos giram para seguir o movimento do próprio estabilizador.

estabilizador para smartphones
O Led azul logo acima do joystick mostra que o equipamento está ligado

Para meu espanto, depois de entender os modos de trabalho, comecei a me divertir.

Realmente o estabilizador WV-ZY1108 permite que o smartphone fique praticamente estático no ar, sem nenhuma vibração. Fiz alguns testes mas o que mais me empolgou foi usar o modo de bloqueio para fazer um “traveling” como se estivesse numa montanha russa. A imagem gravada parecia ter sido feita por um drone de tão estável.

Fiquei imaginando que um profissional poderia muito bem utilizar o equipamento para fazer efeitos especiais ou mesmo vídeos selfies super estáveis, desses que se fazem com varas para selfies mas sem estabilização.

E lembrei de uma coisa: o estabilizador não faz nenhum tipo de ruído quando em operação, coisa fundamental para quem vai fazer vídeos

Como não sou um “vídeo maker” parei meus testes e voltei ao manual.

Mais detalhes

Descobri que o estabilizador WV-ZY1108 conta com dois modos de calibração. O modo offline é um pouco trabalhoso e complexo. Existe também um modo online utilizando a entrada micro USB que existe no suporte do estabilizador.

A entrada serve tanto para atualização de firmware quanto para a utilização de um software para calibração do estabilizador.

estabilizador para smartphones

Não achei referência no manual ao endereço de internet onde o aplicativo ou o firmware podem ser localizados, então fica a dica para a WorldView.

No entanto não senti necessidade de calibrar o equipamento no teste e o próprio manual fala que isso só é necessário se as condições de temperatura no ambiente mudarem muito.

A construção do equipamento é bem robusta, mostrando que ele não é exatamente um brinquedo sofisticado. Apesar de não haver informações sobre se o WV-Z1108 é construído para resistir às intempéries eu não me espantaria se isso fosse possível.

Aliás, o WV-ZY1108 é razoavelmente pesado. Suas 850 gramas não devem ser problema para essa geração de fotógrafos marombados e tatuados que andam pipocando por aí, hehehe. Já para pessoas normais sua utilização por muito tempo pode cansar um pouco.

Quanto à operação do estabilizador, é preciso se acostumar um pouco antes de sair fazendo panorâmicas e “vôos rasantes” em vídeo pela cidade.

estabilizador para smartphones
Capa da embalagem do WV-ZY1108

O controle do joystick é bastante sensível e em determinados momentos os movimentos do “Gimbal” podem ser rápidos. É preciso pensar nele como uma extensão do braço, e nisso eu não sou muito bom, hehehe.

Depois que você se acostuma tudo fica mais fácil. Você começa a prever como será seu funcionamento e sai andando e segurando a manopla de controle como se estivesse dançando, elegantemente.

Primeiras impressões…

No final das contas eu gostei muito do equipamento, apesar de já estar naquela idade onde até montar Lego parece uma coisa impossível…

Mesmo para quem tem um smartphone com estabilização óptica o resultado conseguido com um “Gimbal” como esse é muito melhor.

estabilizador para smartphones
Conteúdo da embalagem mostrando também carregador e baterias

E para quem tem um smartphone com câmera sem estabilização, ou estabilização eletrônica (leia o artigo onde trato desse assunto), a possibilidade de produzir vídeos com uma cara profissional sem ter que investir muito é uma tentação e tanto

Por falar nisso, o estabilizador WV-ZY1108 é comercializado pela própria World View por cerca de R$499,00, o que é um preço bom comparado a outros estabilizadores da mesma categoria encontrados no mercado.

Se você ficou interessado no WV-ZY1108, visite a loja online da World View.

E boa sorte com seus vídeos….

PS. Em breve publico por aqui alguns vídeos que fiz com o estabilizador, aguardem!

Deixe uma resposta