ExclusivoTutoriais

5 perguntas para que quer fotografar o Fim de Ano

As festas do fim de ano estão chegando e todo mundo quer fotografar bem, mas quem aí já não ficou decepcionado com as imagens que conseguiu nessa época do ano?

As fotos diurnas tiradas no Natal e no Ano Novo sempre parecem que ficam melhores do que as famosas fotografias noturnas de ceias à luz de velas e fogos de artifício na praia. Além disso, mesmo quando a imagem está bem iluminada, é comum que ela não esteja bem composta, caso daquele seu cunhado que “estrategicamente” teve a cabeça cortada no fotograma, hehehe.

fotografar o Fim de Ano

Foi pensando nisso que pensei em levantar algumas perguntas para ajudar “pessoas comuns” a pensar antes de fotografar no fim de ano.

Como não sou tão mal assim assinalei também alguns links que podem ajudar a responder essas perguntas, então não fique intimidado com tanta informação. Vamos lá:

1- Como anda a memória do seu smartphone?

Parece bobagem mas é muito comum que na hora que mais precisamos de espaço descobrimos que nosso celular está com a memória lotada. Se você não é um dos felizardos proprietários de um desses caríssimos smartphones repletos de memória, é bom ter cuidado.

fotografar o Fim de Ano
Trocar o cartão de memória do smartphone pode não ser fácil

Faça um backup no seu computador e apague as imagens da memória interna do aparelho. Use também um serviço de upload gratuito para a “Nuvem”, como o Google Fotos.

Quem for mais “técnico” pode até levar um cartão de memória a mais para trocar caso necessário, mas dependendo do modelo do smartphone isso pode ser difícil ou até mesmo impossível, caso este tipo de armazenamento estiver sendo usado pelo sistema para outras coisas. Cuidado…

Se você quiser saber mais sobre como guardar suas fotos digitais leia esse artigo que publiquei anteriormente.

2- Você sabe mesmo usar a sua câmera ou smartphone?

Parece brincadeira mas tem muita gente que acha que todas as câmeras são do tipo “point-and-shoot” (apontar e disparar), mas com o advento da fotografia digital o que antes era simples (todo filme era ISO 100 ou 400) ficou compliado (ISO variável, por exemplo).

Aprender bem a usar os recursos de sua câmera é muito importante

É por isso que você “precisa” passar algum tempo estudando sua câmera ou smartphone para se familiarizar com seu comportamento. É muito mais fácil você tirar um boa foto quando você precisa apenas se concentrar na composição da imagem, acessando os controles meio que intuitivamente. Seria como aprender a guiar e depois de algum tempo não precisar mais pensar para trocar as marchas…

Tudo bem, eu ainda sou do tempo em que câmbio automático era um luxo, hehehe.

Se você quer mais dicas sobre o assunto veja esse artigo que publiquei anteriormente.

3- Você sabe como fotografar com pouca iluminação?

Se você é daqueles que gosta de fotografar sem flash para tentar pegar os efeitos que luzes de Natal criam no ambiente, cuidado. Nem todo equipamento consegue captar esse tipo de cena, pelo menos não de um jeito que satisfaça a todos. Eu recomendaria que você fizesse um testes alguns dias antes e estudasse alguns dos artigos que já publiquei por aqui.

Exemplo de fotografia quase no escuro com o smartphone Galaxy S9

Algumas câmeras e smartphones tem modos especiais para este tipo de assunto fotográfico, mas nem sempre dão conta do recado e é bom você saber o que essa programação muda no comportamento da câmera.

4- Você tem o tipo de lente adequada para esse tipo de cena?

Se você é um fotógrafo amador ou mesmo profissional é comum que queira levar uma câmera de lentes intercambiáveis para sua festa de Fim de Ano. Minha experiência diz que as pessoas até esperam isso de você, mas é preciso equilibrar a sua “cobertura fotográfica” do evento com a sua participação na festa, afinal você não está lá a trabalho.

De qualquer maneira a maior parte das lentes de Kit que vem com esse tipo de câmera dá conta do recado tanto nas fotos diurnas quanto nas noturnas com flash. A situação já fica mais difícil se você não for utilizar iluminação artificial, portanto será importante você utilizar uma lente com maior abertura do diafragma.

Se você quer luxo que tal uma Leica MP equipada com a lente 35mm f/1.2?

Eu recomendaria o uso de uma lente do tipo fixa (prime) de 35mm e abertura f/1.8, pois geralmente são bem nítidas e dão um campo de visão parecido com a do olho humano nas câmeras que usam sensor APS-C (cropado).

Claro que se você vai usar uma câmera com sensor Fullframe sua fotos noturnas vão contar com maior sensibilidade ISO associado a menos ruído de imagem, mas quem tem um equipamento desses costuma também ter lentes mais luminosas e precisas, acho…

Para ajudar leia um pouco sobre os variados tipos de lente aqui, ou conheça melhor a lente que veio junto com a sua câmera aqui. Quem sabe só esse tipo de informação já não ajuda?

5 – Você sabe fotografar fogos de artifício

Quando eu era criança, ou os cachorros eram surdos ou éramos todos insensíveis, pois não me lembro de ninguém preocupado com cães tendo ataques cardíacos no Reveillon. É verdade que também não me lembro se explodiam tantos fogos como atualmente…

Mesmo assim evoluímos, hehehe, a ponto de se cogitar em proibir o uso de fogos de artifício barulhentos (isto existe?). dessa maneira parece que ainda veremos shows de luzes noturnas na Virada do Ano e você vai querer fotografar, não é mesmo?

fotografar o Fim de Ano

Se você acha que o modo automático para “fireworks” da sua câmera ou smartphone não dá conta do recado, você vai ter que estudar.

Veja aqui um artigo que publiquei sobre o assunto e estude, pois é preciso um pouco de habilidade e planejamento para que tudo dê certo.

É bom lembrar que as vezes, por sorte, é possível conseguir ótimas fotos desse tipo de evento. Eu mesmo já fui surpreendido por uma situação dessas e consegui captar imagens incríveis do rastro dos fogos de artifício apenas com o Modo Automático da câmera. Não desista…

Algumas observações

Já passei por muitos Finais de Ano dos quais só me lembro pelas fotos que tirei. Não sei se isso aconteceu por quê já estou meio “gagá”, com a memória fraca, ou porquê fiquei tão atento ao ato de fotografar que no fundo nem participei das festas…

De qualquer maneira eu estive lá e tenho como provar. Então pense na fotografia de Final de Ano como algo bom, que pode eternizar momentos felizes ao lado de quem você ama, mesmo que seja aquele seu cunhado com a cabeça cortada na fotografia, hehehe!

Deixe uma resposta