ExclusivoTutoriais

Dicas para compartilhar as fotos de Fim de Ano

Se você já fotografou tudo o que podia da sua festa de Natal e está cheio de vontade de fotografar a festa de fim de ano é bom pensar em como compartilhar essas imagens com seus amigos e familiares.

Existem várias maneiras de se enviar uma foto de um smartphone ou mesmo de uma câmera mais sofisticada para outra pessoa, mas nem sempre o Whatsaap é a melhor maneira de compartilhamento.

fotos de Fim de Ano

O aplicativo até pode ser rápido e fácil de utilizar, principalmente por causa dos grupos, mas acaba entupindo a memória do smartphone. É por isso que achei que valeria a pena discutir um pouco o assunto.

Hoje em dia os aplicativos de redes sociais se confundem muito com outros tipos de software, como os de backup para a nuvem, por exemplo. Como essa já é uma realidade, resolvi misturar “alhos e bugalhos” na lista abaixo. Vejamos…

Whatsapp:

Como eu já disse, todo mundo adora a sua facilidade de utilização. Para distribuir suas imagens e vídeos em grupos lembre-se que o aplicativo faz uma redução do tamanho do arquivo e de que muitas pessoas não tem o hábito, nem o conhecimento para limpar a memória interna do equipamento. Assim, as vezes aquela mensagem tão bonita que você enviou vira um tormento…

De qualquer maneira todo mundo usa o Whatsapp e não vou ser eu que vai deixar de recomendar.

Se é você que está recebendo imagens e vídeos, lembre-se apenas de colocar o aplicativo no modo em que o download das imagens não é automático. No menu de três pontinhos no canto superior direito da tela vá para Configurações. Depois clique em Dados e Armazenamento. Aí, em Download Automático, o melhor é configurar para Nenhuma Mídia.

galeria de samrtphone

OneDrive:

É um sistema oferecido pela Microsoft que já foi gratuito, mas que agora faz parte do pacote Office 365.

Tem muita gente que usa essa pacote, que atualmente é a forma mais barata e simples de utilizar aplicativos como o Word e o PowerPoint, e que nem lembra de configurar o 1 Terabyte de espaço na nuvem que o sistema dispõe.

Com isso, se você instalar o aplicativo OneDrive você acaba configurando o backup automático de todas as suas fotos do smartphone e mesmo do seu PC. O upload funciona muito bem e você nem percebe o que está acontecendo.

Quando menos espera a Microsoft manda para você um email com uma seleção das imagens enviadas (é meio aleatório, acho…) e um link para compartilhar suas imagens com os amigos. Devo confessar que esse backup automático já me salvou a pele quando apaguei uma pasta com imagens sem querer. E não é que o OneDrive já tinha feito o backup sem eu perceber? Salvou o dia…

Dropbox:

Talvez por tradição ou gratuidade, é o meu preferido. Você instala o aplicativo em seu smartphone e configura o upload automático das fotos da sua câmera.

Depois disso, e apesar de uma certa demora no upload (as vezes você tem que deixar o aplicativo aberto para que ele não pare de enviar as imagens), você pode compartilhar um link por Whatsaap ou email que possibilita que seus amigos abram a sua galeria de fotos.

Eu particularmente prefiro ir no pasta do aplicativo para o desktop, transferir as imagens da pasta “Camera Uploads” para uma outra com o nome do evento a ser compartilhado, e só aí copiar o link para compartilhamento, clicando com o botão direito do Mouse sobre a pasta e selecionando “copiar link do Dropbox”.

O link abre no seu navegador uma Galeria de Fotos, na qual elas podem ser vistas, baixadas e até mesmo comentadas. É simples e eficiente e eu tenho usado há anos. Tome apenas cuidado com o espaço de armazenamento gratuito do Dropbox que é pequeno, mas basta apagar a pasta de imagens depois de algum tempo e começar de novo.

Redes sociais

Instagram:

Compartilhar imagens no Instagram é uma coisa comum para milhões de pessoas, mas não sei se essa é a melhor maneira de mandar uma imagem para um parente que quer ter a foto em seu computador ou impressa num porta retrato.

Você até pode compartilhar uma imagem de maneira privada mas a rede social prefere que ela tenha um aspecto de 1:1 (quadrado) típico do Instagram. Atualmente é possível enviar uma imagem “retangular” mas não é uma coisa muito intuitiva e eu nem me atrevi a usar ainda.

Ah, e a imagem é reduzida e sempre fica em média com o máximo de 1080 pixels em alguma das suas dimensões. Pra falar a verdade o Instagram não me agrada muito…

Facebook:

Sinceramente eu nem tenho o que falar do Facebook. Aquilo é uma verdadeira loucura e tem gente que vive o dia todo dentro dessa rede social, hehehe. Eu mesmo uso pouco, mas ao postar imagens tenha em mente a questão da privacidade e do uso que as fotos vão ter.

O sistema funciona bem e costumava atingir seus amigos de uma maneira uniforme, mas já faz algum tempo que os algoritimos da Rede Social andam fazendo coisas estranhas. Eu, por exemplo, nunca mais soube nada de alguns parente e amigos… De qualquer maneira use mais para compartilhar fotos do que para guardar um backup das imagens.

Compartilhando suas fotos de Fim de Ano

Sinceramente, com o surto de inveja e mal olhado que estamos enfrentando atualmente, foi-se o tempo em que era “legal” compartilhar suas conquistas e alegrias nas redes sociais, hehehe.

Eu ando muito reservado quanto a isso. Conheço gente que anda achando que mostrar imagens do Feliz Natal pelo qual você passou é coisa de mal gosto. Pode?

Como diria uma amiga minha, pode!… mas a vida tem sido muito dura para você ficar evitando registrar em imagens e vídeos algum momento de leveza, fé e esperança.

Quer saber de uma coisa? Vá em frente e deixe sua prima morrendo de inveja com a foto da árvore de Natal linda que você montou na sua casa. Ninguém precisa saber que isso acabou com a circulação da sua Quitinete!

E se você também está interessado em manter suas fotos digitais em segurança, veja o artigo que escrevi sobre isso anteriormente.

Deixe uma resposta