Tutoriais

Usando Foco Automático no escuro com câmeras Sony

Usar o Foco Automático de uma câmera em situações de pouca luz sempre foi um problema para mim. Alguns fotógrafos resolvem esse tipo de situação usando o Foco Manual, mas não tem muito cabimento deixar de lado os avançados sistemas de AF que a câmeras apresentam atualmente.

A Sony é uma das fabricantes mais agressivas em relação ao nível de qualidade do AF de suas câmeras Mirrorless, mas tem gente que reclama de sua eficiência em ambientes com pouca luz.

Foco Automático
Still do vídeo de Mark Galer

Foi por isso que fiquei interessado em um vídeo do fotógrafo Mark Galer. Ele é um “embaixador” da Sony, um daqueles fotógrafos escolhidos por determinados fabricantes de equipamentos fotográficos para divulgar seus produtos.

Entendo o Foco Automático

Nesse recente tutorial Galer explora dicas sobre as possibilidade do uso do Foco Automático com pouca luz. Algumas explicações são muito interessantes, então vou resumir algumas delas:

  • A linha Alpha de câmeras Mirrorless Fullframe foi projetada para conseguir um ganho de -3 EV (exposure value ou valor de exposição) com lentes de abertura F/2 ou maior e trabalhar com AF mesmo nessa faixa;
  • Usar uma lente fixa (prime) de grande abertura ao invés de uma lente zoom, mesmo que “luminosa”. A primeira será sempre mais nítida que a segunda e o foco automático é mais eficiente;
  • Rebaixar uma imagem (Stopping Down), ou seja, escurecer uma imagem para depois recuperar as sombras e detalhes no computador, pode ter bom resultado quando usado em câmeras com sensores de alta sensibilidade e baixo ruído, caso das Fullframes. Isso facilita a função de Foco Automático e situações de baixa iluminação;
Foco Automático
Exemplo de Street Photography à noite com o uso de AF

Mais dicas…

  • Como as câmeras da linha Sony (e outras Mirrorless também) mantém o diafragma fechado quando configuradas para AF-C (Auto Foco Contínuo) é como se você estivesse privando o sistema AF da luz que ele precisa para trabalhar. Quando você precisar de pequena aberturas de diafragma prefira usar o modo AF-S, onde este só se fecha quando você apertar o disparador, permitindo que a focalização seja mais rápida e precisa.
  • Já para um Auto Foco mais rápido prefira então usar uma lente de grande abertura com o diafragma aberto ao máximo em modo AF-C (Auto Foco Contínuo);
Foco Automático
Still do vídeo mostrando o diafragma da câmera

Além disso Galer dá uma série de dicas de configuração das câmeras Alpha para facilitar a fotografia com Foco Automático em baixa iluminação. Se você tem uma dessa câmeras basta acompanhar as telas de configuração, é bem fácil.

O vídeo tem 15:00 minutos e funciona como uma bela explicação para quem já tem um equipamento desses ou para quem está pensando em fotografar com a linha de câmeras Mirrorless Fullframe da Sony.

E lembre-se que muitas das dicas se aplicam às câmeras Mirrorless de outros fabricantes. O vídeo pode não ser muito dinâmico mas eu aposto que você vai incorporar alguma coisa que aprender na sua própria fotografia. Mãos à obra…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta