Câmeras

Sony diz que não se importa com a concorrência

A Sony, que domina o mercado de câmeras Mirrorless com sensor Fullframe, declarou em entrevista que para ela o que importa é o consumidor e não a concorrência.

Essa declaração vem acompanhada das notícias sobre a “Guerra das Mirrorless”, o movimento de entrada de vários fabricantes tradicionais como Canon, Nikon, Leica, Panasonic e Leica (esqueci alguém?) nesse mercado bastante promissor.

A entrevista foi dada por Kenji Tanaka ao site Dpreview.com durante a recente feira Photokina 2018. Tanaka é Vice Presidente e Gerente Geral da Unidade de Vendas da Sony, então acho melhor considerar suas opiniões como sendo a fala oficial da empresa.

Sony
Kenji Tanaka

Para facilitar vamos resumir um pouco os assuntos.

Sobre seus consumidores

Tanaka diz que a empresa foca em todo o tipo de público consumidor na área de fotografia e que a Sony tenta lançar produtos inovadores para cada grupo diferente. Esse é o caso de câmeras específicas para fotógrafos de esportes, por exemplo.

Disse também que a empresa não pretende atrair os consumidores de câmeras DSLR para o mercado de câmeras “sem espelho” como a concorrência, mas sim atrair novos consumidores para essa tecnologia emergente. Aliás, diz claramente que “eu não me importo com a concorrência, me importo com o consumidor”

É por isso que a Sony não parece interessada no mercado de câmeras com sensores maiores que o Fullframe, caso do médio formato, pois o consumidor parece não estar prestando muita atenção nesse assunto ainda. Segundo Tanaka o consumidor Sony está mais interessado em lentes mais leves e de alta qualidade, coisa que a empresa está tentando desenvolver. Esse é caso da objetiva Sony 24mm F1.4 G Master.

Sony
Linha de câmeras com Sensor APS-C da Sony

Um detalhe interessante é que Tanaka diz que uma boa parte dos consumidores de câmeras com sensor menor (APS-C) da Sony compra lentes feitas para as câmeras com sensores maiores (Fullframe) da marca. Realmente é possível utiliza-las com algumas limitações, mas isso aprece não intimidar o consumidor.

Tanaka diz em sua entrevista que para acessar novos consumidores será necessário criar faixas de preço menores para seus produto. No entanto declara que o consumidor atual aceitou bem os preços e de que uma mudança só ocorrerá no futuro.

Sobre a tecnologia Sony

Segundo Tanaka é a tecnologia que coloca a Sony a frente da concorrência. “Veja o caso da Sony Alpha 9, cujo sensor CMOS é um bom exemplo de um produto único e inovador. Esse tipo de coisa nos dá força em comparação com os nossos concorrentes”, diz ele.

Sony
Câmera mirrorless fulframe Sony A9

Uma notícia interessante para usuários de câmeras Sony com sensor APS-C é que esse mercado não está sendo abandonado. A Sony diz que esse é um grande mercado e que continua sendo seu alvo devido a mobilidade e facilidade de uso que permite. Tanaka diz que a Sony está desenvolvendo novas câmeras com sensor APS-C, mas não deixa claro se serão sucessoras da Sony Nex 7. Apesar disso diz que acredita em câmeras APS-C para uso de fotógrafos comerciais.

Sobre a montagem Sony-E de lentes, ele é enfático em dizer que continuará sendo a mesma para câmeras Fullframe e APS-C. Lançamentos futuros de lentes continuarão focando nessa compatibilidade.

Uma crítica à Sony tem sido o fato de que suas câmeras continuam usando o tradicional formato SD de cartões de memória. Segundo Tanaka “O desempenho do cartão de memória está relacionado à velocidade de processamento da imagem. Neste momento, a velocidade de processamento é mais lenta do que o padrão SD UHS-II, portanto usar o padrão SD é suficiente. Mas no futuro (sabemos que) para qualquer câmera com vídeo de 8K/30p o padrão SD não será suficiente”. Além disso a Sony continuará valorizando o design de câmeras com capacidade de usar dois cartões de memória ao mesmo tempo.

Sony E-Mount
Camera NEX com sensor APS-C (esq.) e Sony A com sensor Fullframe (Dir.)

Enquanto isso a categoria de vídeos em 4K continua sendo importante para a empresa. A câmera Sony A7S II é um sucesso nessa área e segundo Tanaka a empresa já está planejando um equipamento sucessor e que deverá contar com vídeo em 4K/60p, 4:2:2 10-bit, maior duração de bateria e Auto Foco melhorado. A câmera deverá continuar a ser um modelo híbrido, ou seja, voltado tanto para vídeo quanto para fotografia.

Uma revelação interessante feita por Tanaka é o interesse que a Sony tem em desenvolver sistemas de Inteligência Artificial em suas câmeras. Segundo ele: “Câmeras devem apoiar os criadores. Concentrar-se no próprio olhar ou focar em outras formas é uma ação muito complexa. Fotógrafos só desejam pensar na composição, ou na captura de um momento. É por isso que eu quero remover a necessidade de manipulação do ajuste de foco ou mesmo de outros ajustes. Quando se trata de autofoco, a Sony é muito dedicada ao desenvolvimento de IA…”

Para bom entendedor, meia palavra basta, hehehe.

 

O que pensar?

Segundo a Dpreview é encorajador perceber que a Sony quer manter seus equipamentos mais antigos no mercado para que o preço seja reduzido. Assim o mercado é ampliado dando mais segurança de que sua câmera récem comprada não perderá valor tão cedo.

Outra notícia importante é o interesse da empresa no mercado de câmeras com sensor APS-C, um formato menor mas mesmo assim muito bom se falarmos da relação custo x benefício e portabilidade.

Eu particularmente não tenho experiência pessoal com a linha Fullframe da Sony. Sempre foram caras demais para minhas possibilidades financeiras, hehehe, mas admiro o resultado fotográfico obtido pela multidão de fotógrafos e profissionais de vídeo que utilizam seus equipamentos.

Para estes usuários acho que a entrevista de Kenji Tanaka foi um alívio. Podem ficar tranquilos de que as reviravoltas do mercado não vão abalar muita coisa na forma como a Sony trabalha.

One thought on “Sony diz que não se importa com a concorrência

Deixe uma resposta