Tutoriais

Simulando uma foto subaquática

Nem todo mundo tem a aptidão, o equipamento e os motivos para fazer uma foto subaquática. Esse é o tipo de imagem produzida por pesquisadores, aventureiros e fotojornalistas, mas de vez em quando fotógrafos comerciais e hobistas são desafiados a criar fotografias com uma sensação de que foram obtidas debaixo d’água. O que fazer então?

Em seu primeiro vídeo tutorial publicado no Youtube o fotógrafo inglês Raj K explica o que fazer, caso você não tenha uma câmera à prova d’água por perto.

foto subaquática
Still do vídeo de Raj K

Em apenas 4:33 minutos Raj explica como produzir uma imagem subaquática sem se molhar. O truque fotográfico custa relativamente pouco e usa materiais simples. É preciso também uma dose daquele talento do tipo “faça você mesmo”.

Criando a foto subaquática

Para começar é preciso uma lâmina de acrílico transparente (talvez o componente mais caro e difícil de achar por aqui), madeira, parafusos, fita adesiva e selante do tipo multiuso.

Na realidade o truque consiste em fazer uma espécie de grande bandeja transparente coberta com água de forma a refletir uma fonte de luz de maneira a simular reflexos de água.

foto subaquática
Resultado final da foto ao lado de uma imagem de bastidores da produção

Bem, fiquei imaginando como facilitar o processo, e me pareceu que usar uma lâmina de vidro no lugar do acrílico possa ser uma opção. No entanto é bom lembrar que vidro é algo pesado e perigoso…

De qualquer maneira o vídeo vale pela dica, mas não me responsabilizo pelos resultados. Se quiser repetir a experiência faça por sua conta e risco, hehehe. Boa Sorte!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta