Inspire-se

Planejando uma reportagem fotográfica em Malta

Uma reportagem fotográfica é o sonho de consumo de muitos fotógrafos profissionais. Poder viajar e fotografar vários lugares do mundo com tudo patrocinado por alguma revista ou meio de comunicação é mesmo um sonho.

É verdade que o mundo da mídia impressa, grande cliente desse tipo de trabalho, parece estar morrendo mas tem gente que ainda acha que existe mercado para o fotógrafo de viagens profissional.

É por isso que achei interessante o vídeo que a AdoramaTV publicou recentemente. Nesse trabalho o fotógrafo Doug McKinlay conta rapidamente como planejar um trabalho desse tipo.

Sua missão era fotografar a pequena Malta, um país que ocupa as Ilhas Maltesas no Mar Mediterrâneo, situadas a apenas 100 Km da Sicilia, na Itália.

Malta se firmou como um grande destino turístico e tem atraído muitos fotógrafos com suas paisagens históricas.

reportagem fotográfica
Still do vídeo com fotos de McKinley sobre Malta

Planejando uma reportagem fotográfica

McKinlay divide seu planejamento nos seguintes aspectos:

Fundamentos (Briefing): entender para que cliente você está fotografando, o que o editor está esperando e qual o estilo visual onde as imagens serão publicadas. Para isso é necessário uma boa comunicação com o cliente e o estudo das publicações feitas anteriormente pela revista;

Pesquisa: entender o lugar que será visitado e conhecer melhor as possibilidades que poderão ser exploradas. Atualmente é muito fácil fazer esse tipo de pesquisa através da internet, mas imagine só fazer esse tipo de pesquisa no passado…

Logística: programar todos os passos necessários para a viagem, estadia e trabalho de campo. McKinlay diz que prefere fazer todo esse trabalho ele mesmo, mas é comum que uma agência de viagens e uma produtora local sejam contratadas.

Equipamento: o fotógrafo fala um pouco do equipamento que costuma usar nesse tipo de trabalho. Ele é bem convencional pois utiliza um corpo Fullframe Canon 5D III, cerca de 4 objetivas profissionais de grande luminosidade e um tripé.

Alguns comentários

O fotógrafo utiliza um equipamento caro e pesado e de certa maneira pouco criativo, mas que dá segurança e no qual é possível prever a qualidade do resultado da imagens. É bom lembrar que as vezes os editores exigem que um trabalho seja feito com um determinado equipamento acreditando que isso poderia garantir o padrão visual de artigos anteriores. Será?

Aliás, veja também esse artigo sobre a melhor lente para viagens que publiquei aqui no Blog.

reportagem fotográfica
Still do vídeo com o equipamento utilizado pelo fotógrafo

O vídeo sobre a reportagem fotográfica em Malta tem uma cara meio despojada, mas na prática McKinlay fala de um tipo de trabalho (e de fotógrafo) que anda em extinção junto com revistas de viagem. Na realidade o leitor desse tipo de mídia tem migrado em massa para informações conseguidas na internet, onde muitas vezes as imagens são feitas por fotógrafos locais ou até mesmo por turistas com seus smartphones.

Mesmo assim acho que vale a pena ver o vídeo de apenas 7:40 minutos que a AdoramaTV publicou, apesar das imagens de Malta não serem exatamente memoráveis. Bem, esse não era mesmo o foco do vídeo, né?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta