Tutoriais

Usando o pincel do Photoshop para retocar retratos

Usar o pincel do Photoshop para retocar retratos é a maneira mais analógica de pensar a fotografia digital. Digo isso porquê de certa maneira é como usar a velha técnica de pintura sobre uma ampliação fotográfica.

Você se lembra daqueles retratos em Preto e Branco colorizados que se colocavam em quadros nas paredes das casas? Bem, eu estou falando de uma coisa bem mais sofisticada…

O canal PHLEARN publicou um vídeo “desafio” onde o apresentador Aaron Nace mostra como retocar um retrato fotográfico profissional usando apenas a ferramenta pincel do Photoshop. Na realidade o processo é trabalhoso além de ser necessário “um pouco” de destreza artística, digamos assim.

Esse desafio me fez lembrar de um artigo anterior sobre o retoque de olhos no Photoshop. Que coisa trabalhosa…

pincel do Photoshop
O vídeo do canal Phlearn é bem didático, mesmo estando em inglês, basta seguir os exemplos

Voltando ao assunto, Nace diz que é a primeira vez que ele tenta usar esse processo de retoque com pincel, mas o resultado é muito bom.

Atualmente existem alguns softwares para melhoramento de texturas, sombras e até mesmo a forma de rostos em fotografias digitais. Esses aplicativos automatizam todo o processo e se forem usados com cuidado e sensibilidade dão resultados fantásticos.

No entanto se você quer aprofundar os seus conhecimentos fotográficos é bom dar uma olhada nesse vídeo de 22:00 minutos com o desafio de retocar “à mão” um retrato no Photoshop. No mínimo você vai dar mais valor aos plug-ins automáticos, hehehe.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta