Tutoriais

Capturando retratos poderosos

Você acha que os retratos que você fotografa andam meio sem graça? Bom, então é preciso estudar um pouco sobre o que faz com que a imagem de uma pessoa tenha força para nos envolver, para nos inspirar.

Um longo tutorial com 50 minutos de duração publicado pelo fotógrafo Mark Galer pode ser o que você precisa. No vídeo, que é muito bem produzido, o fotógrafo mostra com exemplos várias técnicas e dicas de como capturar retratos poderosos, cheios de estilo e significado.

retratos

Resumindo, o tutorial dá as seguintes dicas:

  • Iluminação: como usar da melhor maneira a luz de flashes, a luz ambiente, sua direção e qualidade, como entender e usar as sombras, além do que evitar de fazer quanto à iluminação;
  • Lentes: quais são as lentes utilizadas normalmente para fotografar retratos, e como se comportam;
  • Composição: capturar o retrato na vertical ou na horizontal, enquadrando e manipulando o rosto humano dentro do quadro fotográfico, procurando o olhar da pessoas retratada, separação entre figura e fundo, posição entre fotógrafo e fotografado, além de como entender fundos que não funcionam com retratos;
  • Ajustes de câmera: ajustes seguros para retratos, ajustes para efeitos especiais, áreas de foco ideais, focando os olhos, ajustes para múltiplos sujeitos e grupos, posicionamento da distância entre a câmera e o retratado;
  • Exemplos criativos: O fotógrafo dá exemplos de como os ajustes influenciam seu estilo de captura de retratos;
  • Locação: usando o espaço aberto para conseguir resultados como se fossem feitos em estúdio;
  • Uso de Flash: tipos, utilização e efeitos especiais conseguidos com o uso de flashes e modificadores de luz.
retratos
Still do vídeo

Como Mark Galer é um “Sony Ambassador”, ou seja, um fotógrafo escolhido pela Sony para veicular o uso de seus equipamentos, todos os exemplos são dados com a linha Sony Alpha de equipamentos fotográficos. Isso não significa que você não possa usar as dicas e técnicas ensinadas no vídeo até mesmo com um celular.

O vídeo é longo e está em inglês, mas tem muitos exemplos e legendas que vão fazer com que você entenda tudo dessa “master class” sobre retratos. Aproveite!

E se você tem interesse nesse ramo da fotografia veja também esse artigo sobre os 10 Mandamentos da Fotografia de Retratos.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta