Notícias

O encerramento de todas as atividades da Nikon no Brasil

Uma notícia que quase passou despercebida durante a semana foi o anúncio do encerramento de todas as atividades da Nikon no Brasil.

Na realidade a Nikon já havia encerrado suas vendas de produtos fotográficos no país no ano passado, mas agora num lacônico anúncio feito pelo site da empresa, ficamos sabendo que até mesmo seus equipamentos laboratoriais, como seus Microscópios, serão vendidos por distribuidores isolados.

A empresa disse o seguinte em um press release: “A Nikon do Brasil comunica o encerramento de todas as suas atividades no país. Em relação à Nikon Instruments no Brasil, as linhas completas de produtos de microscopia, bem como de acessórios e assistência técnica, continuarão a ser oferecidas no país pela empresa BioLab Brasil. Os outros distribuidores para microscópios educacionais e clínicos, Spectrun, Hoven e PMH, permanecerão inalterados e continuarão a atender seus clientes normalmente.”

E continua: “Para produtos fotográficos com garantias válidas, é importante enfatizar que os reparos continuarão sendo honrados pelo Grupo Nikon. A assistência técnica e as solicitações de reparo de produtos em garantia deverão ser realizadas pelo site da Nikon do Brasil por meio de formulário online. Equipamentos fotográficos e acessórios que estejam fora de garantia terão os serviços de assistência técnica assumidos diretamente pela marca nos Estados Unidos.”

Na prática não ficamos sabendo o que aconteceu com os empregados da empresa ou nem como será feita a assistência técnica de câmeras, a não ser o fato de que talvez os equipamentos terão que ser enviados para os Estados Unidos. Será?

De qualquer maneira a notícia do encerramento de todas as atividades da Nikon no Brasil não pegou ninguém de surpresa e as câmera da empresa continuam sendo encontradas à venda no mercado nacional através de importadores independentes.

Eu particularmente nunca me esquentei muito com isso, pois a Nikon só se instalou oficialmente no Brasil por causa da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Anteriormente a empresa T.Tanaka era a representante oficial da marca, substituída durante pouco tempo e só na região Sul do país pelo Grupo Udenio, que atua principalmente na Argentina, Uruguai e Chile.

Como esses eventos esportivos terminaram e a economia simplesmente estagnou era de se esperar que o encerramento das atividades da Nikon no Brasil realmente acontecesse.

É preciso lembrar também que outras empresas atuantes por aqui, como a Canon, a Sony e mesmo a Fujifilm, tem presença em nosso país através de subsidiárias diretas da matriz, e isso há muitas décadas.

Essa “tradição” explica um pouco o porquê dessas empresas não saírem correndo do Brasil cada vez que um problema econômico ou político acontece.

Nikon Z
Lançamentos do Novo sistema Mirrorless Fulframe da Nikon

Eu acho que para os usuários nada vai mudar com o encerramento de todas as atividades da Nikon no Brasil. As câmeras e lentes vão estar disponíveis para venda, as assistências especializadas vão continuar reparando os equipamentos da marca e, como sempre, muita gente vai trazer as novidades da Nikon direto do exterior, como sempre ocorreu.

De resto é rezar para o Brasil virar um país civilizado, hehehe.

Deixe uma resposta