Inspire-se

Os 10 mandamentos da Fotografia de Retratos

Parece muito fácil fotografar alguém, mas existem alguns detalhes e escolhas com as quais todo fotógrafo retratista acaba se deparando.

É por isso que numa recente matéria publicada no site Petapixel.com, Michael Comeau desvela o que para ele são os “Dez Mandamentos” de todo fotógrafo envolvido no trabalho de retratar pessoas.



Comeau é editor do site OnPortraits.com, uma comunidade online que acaba de ser lançada, voltada para fotógrafos com interesse na Fotografia de Retratos.

Segundo Comeau, “Eu usei a palavra “mandamento” por um motivo: algumas pessoas vão acreditar e outras não. E tudo bem, esta é apenas a verdade como eu a vejo”.

Retrato de Elisabeth Moss no seriado “The Handmaid’s Tale”. Que medo…

 

Então que tal conhecer os “Dez Mandamentos” da Fotografia de Retratos? Vou aproveitar e fazer os meus comentários também:

 

1. Um retrato é sobre o retratado, não sobre o fotógrafo:

Um retrato é feito para falar sobre uma pessoa e não para demonstrar nosso equipamento fotográfico nem mostrarmos como somos bons no Instagram. Minha opinião: então não devemos utilizar uma boa fotografia para divulgar nosso trabalho? Basta pedir consentimento para colocar a imagem no portfólio ou oferecer um desconto, que tal?

 

2. Para chamar uma foto de retrato, você precisa de consentimento:

Retratos devem ser resultado de um acordo entre o retratado e o fotógrafo, senão são na realidade fotos “urbanas” daquelas captadas na rua, ou trabalhos de moda onde o modelo obedece a uma direção de arte.

Minha opinião: isso só tem sentido para alguém que esteja querendo se diferenciar como especialista em fotografia de retratos, coisa muito rara no Brasil…

 

3. Um retrato é sobre uma pessoa, e não sobre sua aparência:

No momento em que uma imagem se torna um exercício sobre maquiagem, cabelo, adereços ou estilos de pós-processamento, ela deixa de ser um retrato.

Minha opinião: bem, isso acontece apenas quando a pessoa retratada for avessa a qualquer tipo de maquiagem ou penteado. Nunca retrate uma “perua” sem produção, além de não retrata-la verdadeiramente você será morto, hehehe.

 

4. Um retrato nunca pode te contar tudo sobre uma pessoa:

Nunca assuma que você conseguiu captar a “verdade” sobre uma pessoa. É impossível isso acontecer nos poucos momentos de uma sessão fotográfica.

Minha opinião: o que é a verdade????

 

 

5. Um retrato eficaz faz você ficar curioso sobre o retratado:

Um retrato nunca é bom ou ruim, ele é apenas efetivo caso fiquemos curiosos para saber mais sobre aquela pessoa retratada.

Minha opinião: ah, isso é verdade! Quantas vezes olhei para um retrato e me perguntei quem era aquela pessoa, como ela chegou ali, o que ela faz na vida… Faço isso desde pequenininho!

 

6. Aprendemos com os mestres e não com os “influenciadores” mais recentes:

Um retrato não deve ser algo criado para satisfazer a moda do momento, mas para que continuem sendo efetivas mesmo daqui a 50 anos, como aquelas feitas pelos mestres da fotografia.

Minha opinião: bom, isso depende. E se o influenciador da moda for o mestre da fotografia do amanhã? De qualquer maneira para fotografar qualquer coisa bem é preciso conhecer história da arte, tenho dito!

 

7. Idéias são mais importantes que técnicas:

Você não precisa ser um mestre das técnicas para ser um bom fotógrafo de retratos, mas sim ser capaz de formular idéias e conceitos que deem forma para suas imagens.

Minha opinião: mas técnica faz falta, principalmente se não temos idéias. E quando temos, sentimos falta da técnica para dar forma a elas. Já vi muita gente se “estrumbicar” assim…

 

8. A técnica é mais importante que as ferramentas:

Câmeras, flashes e lentes são uma diversão e tanto mas nãos são as ferramentas que você usa que contam nesse tipo de fotografia, mas sim “como” você as usa.

Minha opinião: é como ter um carro, mas não saber guiar direito. Você vai acabar batendo ou irritando muita gente no trânsito!

 

9. Um retrato não precisa ficar bajulando o retratado:

Nas palavras de Comeau, “Um retrato não precisa agradar o retratado … a menos que ele esteja pagando para ficar satisfeito.”

Minha opinião: talvez, no fundo, essas seja a única “verdade”. É melhor nem pensar mais nisso, senão tiro esse blog do ar ou começo a cobrar pelo acesso, hehehe!

 

10. Não cause nenhum mal:

Uma sessão de Retratos deve ser alguma coisa agradável para todos e o papel do fotógrafo é fazer com que o retratado sinta-se confortável.

Minha opinião: a primeira coisa que faço é perguntar pelo signo do cliente. Se não bater com o meu é melhor desistir, a sessão vai ser infernal!

Moça com o Brinco de Pérola, pintura de Johannes Vermeer de 1665. Isso é retrato de verdade.

Muita gente vai achar que os “Dez Mandamentos” de Comeau são uma coisa do senso comum, mas tem fotógrafo que não tem “noção”, e cria problemas onde deveria oferecer soluções. Eu mesmo acho que sou um desses problemáticos, pois me disseram a vida toda que eu era um artista e não um prestador de serviços. Daí não ganho dinheiro, hehehe… acho até que seria um político honesto!



Pense nas questões acima, quem vai dizer se elas tem sentido ou não é você pois no final das coisas os Mandamentos são uma questão de fé.

One thought on “Os 10 mandamentos da Fotografia de Retratos

Fechado para comentários.