Tutoriais

Usando um tablet gráfico para editar fotografias

O tablet gráfico é um equipamento muito interessante para a edição de imagens. Apesar de existir há vários anos os fotógrafos muitas vezes ficam na dúvida em como usá-lo para editar suas fotografias e acabam usando o mouse como equipamento preferencial.

Um tablet gráfico, conhecido muitas vezes como Mesa Digitalizadora, é um dispositivo de entrada de dados que possibilita o uso de uma caneta para simular o efeito de um desenho feito à mão.

No início os tablets gráficos eram utilizados mais para ilustração, simulação de materiais artísticos e desenhos técnicos de arquitetura. Com o uso cada vez mais intenso da pós-produção e do retoque na fotografia esse equipamento se tornou recorrente no trabalho do fotógrafo.

tablet gráfico
Tablet gráfico da Wacom

No entanto usar um tablet gráfico exige aprendizado, da mesma maneira como aprendemos a usar e controlar um Mouse. Digamos que quanto melhor sua letra escrita, melhor você vai se adaptar ao tablet… é aí que está o problema, hehehe.

Há muitos anos atrás eu já usava esse tipo de equipamento, mas acabei desenvolvendo outra forma de trabalhar. Ainda tenho saudades de seu uso e confesso que deixo meu tablet gráfico escondido atrás do monitor. Acho que tenho um pouco de preguiça de usá-lo, mas tem gente que faz dele uma extensão da mão, do braço e da própria mente. 

 

Usando um tablet gráfico

Para ajudar um pouco os interessados o canal PHLearn publicou um vídeo tutorial bem longo, de 17:54 minutos, que mostra passo a passo como utilizar um tablet da famosa marca Wacom, a pioneira do mercado.

O tutorial mostra os seguintes aspectos do uso de um tablet gráfico:

  • Configuração e preferências: como deixar o tablet gráfico pronto para o uso da maneira mais eficiente para fotografia.
  • Configuração do Photoshop: selecionando os melhores “pincéis”, formas gráficas que delimitam a atuação da caneta do tablet sobre a imagem.
  • Atalhos do Photoshop: conhecendo os atalhos de teclado para o tablet no Photoshop.
  • Comparando os equipamentos: o uso do Mouse em comparação ao tablet na edição de fotos.

Alguns fotógrafos internacionais ficaram tão viciados nos tablets gráficos que não conseguem mais trabalhar sem eles.

tablet gráfico
Still do vídeo mostrando o uso do tablet gráfico na fotografia

Segundo o fotógrafo Levi Keplar, “Meu tablet Wacom é a única ferramenta que uso para edição no Photoshop. Hoje me parece estranho tentar usar um mouse para qualquer tipo de edição avançada.”

Ele continua: “A facilidade de usar uma caneta para desenhar, bem como os botões personalizáveis do tablet melhoraram minha velocidade e qualidade de edição. Caso a sua fotografia exija que você gaste uma quantidade substancial de tempo em um programa como o Photoshop, o uso de um tablet é imprescindível.”

A Wacom se tornou sinônimo de tablet gráfico e, apesar de existirem alguns opções chinesas deste tipo de equipamento, todo mundo prefere os produtos da tradicional marca. No mercado brasileiro é possível encontrá-los com relativa facilidade, mas apenas os de menores dimensões tem preços acessíveis.

Enquanto não faço um artigo mais dedicado a esse tipo de equipamento aprenda a usar um Tablet Wacom com o canal PHlearn.

Talvez seja o que você precisa para enfrentar melhor o Photoshop.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Usando um tablet gráfico para editar fotografias

  • Erick giovanni

    Olá sou fotografo e ilustrador e estou em busca de alternativas para uma boa edição e estava imaginando que esses dispositivos como a wacon canvas onde se desenha direto no monitor, vnham com “monitor” calibrado, falando em gamas de cores. Penso assim por que esses dispositivos são feitos pra ilustração e isso lida com corers. Sera que tenho razão? Alguém me tira uma duvida?

    Resposta

Deixe uma resposta