CâmerasNotícias

Canon e Panasonic vão lançar novas câmeras Mirrorless Fullframe

Se o lançamento da nova série Z de câmeras Mirrorless Fullframe da Nikon espantou você, prepare-se. A Canon e a Panasonic também estão em vias de deixar o mercado à beira de um ataque de nervos!

Daqui a poucos dias a Canon vai fazer o anuncio oficial de sua nova linha, a EOS R, a no final do mês a Panasonic irá anunciar o protótipo de sua própria câmera Mirrorless Fullframe.

Mirrorless Fullframe
Montagem mostrando como poderia ser a nova linha EOS R da Canon

É claro que vou publicar tudo sobre os lançamentos mas por enquanto já dá para saber o seguinte:

 

Canon EOS R

Divulgados pelos sites de rumores Nokishita e Canon Rumors, os detalhes da nova linha de câmeras Mirrorless Fullframe são impressionantes.

A nova Canon EOS R virá com um sensor CMOS Fullframe de 30.3 Megapíxels e Dual Pixel AF. As suas características deverão incluir uma grande cobertura de Auto Foco, algo como 100% do sensor na vertical e 88% na horizontal.

Mirrorless Fullframe
Imagens vazadas do novo lançamento da Canon

O sistema AF funcionará em baixa luminosidade de até EV -6, terá gravação de vídeo em 4K, conectividade Wi-Fi e Bluetooth, conector de microfone e conector para fone de ouvido.

Além disso o corpo de magnésio será a prova de poeira e intempéries, além de usar uma bateria LP-E6N, a mesma usada nas DSLR profissionais da Canon.

A Mirrorless Fullframe Canon EOS R terá também o mesmo tipo de LCD de informações na tampa superior e tela traseira articulada que a linha Nikon Z tem.

A câmera terá grande portabilidade, com o corpo pesando apenas 580 gramas e tendo 136 x 98 mm de largura e altura.

Mirrorless Fullframe
Imagem comparando nova EOS R com Fullframe tradicional da Canon

Nova montagem R-F

A nova montagem de lentes chamada R-F terá 12 pinos de contato eletrônico e diâmetro interno de 54mm com distância focal da borda de 20mm.

Em comparação, a nova série Nikon Z tem um diâmetro interno de 55mm e uma distância focal de flange de 16mm.

A linha de lentes tradicional E-F (e provavelmente E-Fs) poderá ser utilizada na nova câmera Mirrorless Fullframe através de três adaptadores dedicados diferentes: um para a montagem, um outro com anel de controle, e outro para adaptação de filtros.

Eu confesso que não entendi muito bem como usar esses filtros, mas a Canon estará lançando também três lentes na nova montagem R-F: uma 35mm f/1.8 M IS, a 50mm f/1.2L, a 28-70mm f/2L e a 24-105mm f/4L.

O anúncio será feito agora no dia 5 de setembro e a câmera deverá, junto com a nova linha Mirrorless Fullframe da Nikon, ser a sensação da feira Photokina 2018.

 

Panasonic Mirrorless Fullframe

A nova linha ainda parece não ter nome, mas o site 43 Rumors diz que esta nova câmera será anunciada 10 anos após a Panasonic ter lançado sua primeira câmera sem espelhos do mundo com sensor Micro Four Thirds, a G1.

Um protótipo da câmera será anunciado em 25 de setembro de 2018, um dia antes da abertura da Photokina 2018 na Alemanha. A câmera finalizada chegará ao mercado durante o primeiro semestre de 2019.

Segundo o 43 Rumors, fontes confiáveis estão dizendo que a câmera é mais empolgante do que as anunciadas pela Nikon na sua série Z. Parece que a câmera terá um desempenho de gravação de vídeo “excelente”, coisa que é o foco da Panasonic mesmo em sua série atual de câmeras Mirrorless.

Se esse rumor se confirmar, coisa que é meio certa, a Guerra das Mirrorless já começou e até mesmo o padrão de sensores menores como o M4/3 usado pela Panasonic e Olympus podem estar ameaçados.

Mirrorless Fullframe
Imagem comparando as Mirrorless Fullframe da Sony e Nikon com a provável Canon EOS R

Aliás, é bom lembrar que essa transição tem mais ligação com a possibilidade dos fabricantes de câmeras criarem um novo impulso de mercado para sobreviverem no futuro do que com uma necessidade tecnológica dos usuários. É uma questão financeira mesmo, pois as câmeras DSLRs continuam dando resultados fotográficos muito bons.

Talvez as previsões de que o mundo das câmeras Reflex com espelho (DSLR) esteja chegando ao fim seja a primeira manifestação do Eclipse Lunar em Aquário que vai acontecer em setembro, hehehe.

Dizem os astrólogos que não vai sobrar nada em pé!

Deixe uma resposta