CâmerasExclusivo

O mercado de câmeras usadas no Brasil e no Mundo

O mercado de câmeras usadas Brasileiro não é muito diferente do que era o mercado de carros usados há alguns anos atrás.

Como comprar equipamento fotográfico em nosso país sempre acaba sendo um grande investimento, o mercado de usados tende a não diminuir muito os preços de câmeras e lentes de boa procedência, principalmente se estiverem em bom estado de conservação e com pouco uso.

A situação do mercado de câmeras usadas tem mudado um pouco com a crise econômica, onde alguns fotógrafos acabam “queimando” seus equipamentos nos sites de usados e leilões porque precisavam fazer dinheiro rápido, ou até mesmo (e principalmente) porque estão saindo do mercado de fotografia.

mercado de câmeras usadas

Conheço muitos casos assim, incluindo fotógrafos que venderam tudo para ir tentar a vida em outro estado ou país.

Bem, essa é uma particularidade do Brasil, e até pode ajudar o iniciante que queira comprar equipamento de categoria profissional logo de início, mas o que vai acontecer agora que o mercado internacional de câmeras e lentes usadas parece que vai sofrer um terremoto?

Eu já escrevi sobre isso anteriormente, mas quanto mais o lançamento da linha de câmeras Mirroless da Nikon se aproxima, mas vatícinios sobre o fim das câmeras DSLR (reflex digitais) aparecem na Blogosfera!

Em recente artigo de Ryan Mense publicado no site Fstoppers.com o fotógrafo afirma que ainda é difícil saber como ocorrerá essa mudança no mercado, mas que “A Canon e a Nikon simplesmente não podem impedir esses lançamentos (novas linhas Mirrorless Fullframe) sem comprometer o futuro de suas divisões de imagem digital. O peso total dessas duas empresas no mercado será utilizado a fim de dar-lhes a melhor posição no que concordam que será o futuro da fotografia.”

mercado de câmeras usadas
Camera Mirrorless Fullframe da Sony

Ele parece estar certo se observarmos a enorme quantidade de vídeos publicados recentemente no Youtube com o seguinte assunto: “porquê troquei minhas câmeras da Canon ou Nikon pelas câmeras Fullframe da Sony?”.

Mense diz também que o “Os grandes vencedores aqui serão fotógrafos iniciantes e aqueles que dependem da compra de equipamentos usados para tornar seu passatempo fotográfico mais acessível.”

Pois é, e isso parece que já está acontecendo no mercado internacional de usados. Alguns comentaristas já andam vendendo alguns corpos de câmeras da Nikon considerados desatualizados, como os das Nikon D800 lançadas em 2012, antes que aconteçam maiores quedas nos preços no ebay, site de compra e venda mais conhecido no exterior.

É bom lembrar que no Brasil uma Nikon D800 ainda não é uma câmera obsoleta, hehehe. Parece que vivemos no Túnel do Tempo!

Um detalhe para pensar sobre o mercado de câmeras usadas surgiu com o comentário de Simon Patterson sobre o assunto. Ele diz que essa noção de que o mercado de Câmeras DSLR usadas vai explodir é uma miragem, pois segundo ele apenas cerca de 14% dos seres humanos são “early adopters”, pessoas que são as primeiras a adotar novas tecnologias.

Isso teria sido confirmado quando a Sony lançou seu sistema de câmera Mirrorless. Os “primeiros adeptos” adotaram os lançamentos rapidamente, e a partir daí o mercado da Sony tem crescido gradualmente e constantemente ao longo do tempo à medida que a empresa melhora suas opções de câmeras e lentes. Os 86% das pessoas que não tem tendência ao pioneirismo tecnológico só estão adotando os equipamentos da Sony agora.

Segundo Patterson é difícil acreditar que “…uma proporção substancial dos 86% de fotógrafos que não adotam tecnologias precocemente, de repente, mudem de atitude nos próximos meses.” Ainda segundo ele, só esse milagre poderia gerar essa “grande onda” que tornaria as câmeras DSLR obsoletas e desvalorizadas.

mercado de câmeras usadas
Modelo tradicional de câmera DSLR da Canon

Isso tem muito sentido, ainda mais para nós, Brasileiros. Eu particularmente já vi a desvalorização que aconteceu no campo da fotografia analógica no início do século XXI. Lembro quando uma amiga, feliz da vida com a queda dos preços, saiu correndo para comprar no Centro de São Paulo uma câmera Hasselblad 500. Estava muito barato, bem como o preço de todas as câmeras analógicas.

Depois disso a moda da Lomografia e o saudosismo do filme analógico deu fôlego aos preços dos usados por aqui, elevando os preços. O vendedores de antiguidades, que haviam abastecido seus estoques com câmeras analógicas para uso em decoração ficaram animados e saíram vendendo câmeras fotográficas e lentes, sem oferecer garantia nem saber se estavam ainda funcionando.

Muita gente comprou equipamentos no mercado de câmeras usadas nessas condições, por um preço relativamente caro.

Atualmente é possível encontrar todo o tipo de preço no mercado nacional de câmeras e lentes usadas, e parece que não há muita lógica na elaboração desses valores.

Quanto ao “colecionismo” no mercado de câmeras usadas, coisa que depende de condições econômicas e oportunidades de compra e venda de produtos com valor histórico, parece que vai aos poucos crescendo em nosso país.

Enfim, a única coisa que sei mesmo é que o mercado internacional de equipamentos fotográficos usados é muito diferente do mercado brasileiro. Sei também que se a Canon e a Nikon resolverem que para assegurar seu futuro seja preciso promover toda uma nova linha de câmeras em detrimento das DSLRs atuais, elas irão em frente à toda força. Segurem-se!

2 thoughts on “O mercado de câmeras usadas no Brasil e no Mundo

  • Tiago Moura

    Estou mesmo afim de comprar uma boa mirroless. Mas o que eu destaco aqui é que os preços de câmera analógicas estão insanos. Totalmente sem sentido.

    Resposta
  • Bruno Eiler

    Realmente não vejo coerência em adquirir equipamentos e tecnologias recém lançados no mercado internacional … o custo e receita da profissão está horrivel no Brasil … nos EUA se adquire equipamentos profissionais de ponta por 5.000 – 6.000 dólares para obter uma receita de 1.500 – 3.000 dólares nos serviços prestados para fotografar um casamento por exemplo … enquanto que no Brasil pagamos 15.000 a 20.000 reais nos mesmos equipamentos e damos pulos de alegria se conseguimos um trabalho num casamento por 1.000 – 1.500 reais ….. logo penso que as cameras DSLR estarão ainda em uso aqui por muuuuuito tempo ainda .

    Resposta

Deixe uma resposta