Inspire-se

Filmando uma lancha clássica com uma câmera RED

De vez em quando é bom parar para pensar como fazer um pequeno vídeo sobre algum assunto interessante pode ser trabalhoso.

Talvez seja por isso que um “clip” de 3 minutos de duração esteja chamando a atenção de sites especializados em fotografia mundo afora. Nesse trabalho, intitulado “Timeless”, o foco é uma lancha clássica chamada “woody boat”, um design estabelecido nos Estados Unidos nos anos 1930.

camera RED
Still do vídeo com o “Woody Boat”

Quem vê a silhueta envernizada e “aerodinâmica” de uma dessas lanchas não deixa de se perguntar como foram concebidas.

O lago Tahoe, na fronteira entre a California e Nevada, é um centro de colecionadores desses barcos clássicos e sofisticados. Foi lá que o americano Tom Turner restaurou uma lancha Riva Super Aquarama #64, avaliada em impressionantes US$ 750.000 dólares e foi por isso que a produtora Ascending Works junto com a Fractal Film resolveu filmar um curta destacando o barco.

Trabalhando em estreita colaboração com Turner, as equipes de produção criaram um Clip cinematográfico utilizando cenas do trabalho de restauração, além de imagens obtidas de outro barco e de um Drone em “perseguição” a lancha clássica já na água.

Camera RED
Equipe de produção instalando a câmera em outra lancha

Ao saber do projeto a Red, fabricante de câmeras digitais para cinema, enviou até mesmo a sua nova câmera RED Gemini 5K para ser testada. Utilizada com uma lente Canon CINE-SERVO 50-1000mm, a câmera produziu imagens de altíssima qualidade.

Camera RED
É interessante como a câmera em si fica pequena comparada com a Lente e o Estabilizador

Para evitar as ondulações e vibrações na câmera RED dentro da lancha de filmagem foi utilizado também um estabilizador Freefly Systems Movi XL, o que deixou o conjunto de filmagem parecendo um Alien, hehehe.

Os produtores publicaram não só o vídeo finalizado como também um rápido clipe mostrando como foi feita a filmagem. Para estudantes ou leigos interessados no assunto pode ser muito interessante ver o investimento e o trabalho que dá para uma equipe profissional filmar um vídeo assim.

Timeless BTS from Ascending Works on Vimeo.

Eu mesmo acho que não é preciso tanto, nem mesmo uma câmera RED, para fazer um vídeo assim. Além do mais o roteiro do vídeo lembra um “comercial”, mas o problema é que a maior parte das pessoas envolvidas com vídeo e cinema atualmente vem do mercado publicitário.

Outro detalhe é que parece que aquele tempo da “ideia na cabeça e uma câmera na mão” já passou, então conforme-se e relaxe com esse barco clássico que parece uma obra de arte. Inspire-se!

Timeless from Ascending Works on Vimeo.

Deixe uma resposta