Inspire-se

Como saber a hora de trocar a marca da sua câmera

Trocar a marca da sua câmera e de seu equipamento fotográfico não é uma decisão fácil. Para os fotógrafos profissionais isso pode significar investir dezenas de milhares de Reais (para não dizer dólares) em câmeras e lentes que ele ainda não domina, ou que não tem certeza se possibilitam a mesma qualidade de trabalho.

O processo de trocar a marca da sua câmera sempre começa com aquela dúvida cruel sobre a notícia de que a marca X ou Y está lançando uma câmera nova que é uma verdadeira loucura.

Daí para a frente o stress começa: colocar o equipamento em uso atualmente à venda, conseguir o melhor preço, procurar onde comprar, escolher o meio de pagamento e saber da disponibilidade de entrega.

O pior é que se você é um fotógrafo profissional você tem que fazer tudo isso ao mesmo tempo e sem parar de trabalhar. Cruzes!

Antigamente o máximo que acontecia, pelo menos aqui no Brasil, era o fotógrafo migrar da Canon para a Nikon e vice versa. No resto do mundo a coisa é mais complexa, e com a introdução de novas câmeras profissionais Mirroless a coisa ficou mais complicada ainda.

Para ajudar você a entender qual o momento certo (e o por quê) de mudar a marca do seu sistema fotográfico, o fotógrafo Sean Tucker publicou um vídeo em seu canal.

Trocar a marca da sua câmera
O fotógrafo Sean Tucker mostra seu equipamento Canon antes de trocar de marca

Ele explica ali como Trocar a marca da sua câmera e porque migrou para os equipamentos fotográficos da Sony. Além disso ainda dá umas dicas do que a Canon e a Fujifilm deveriam fazer para não perder seus clientes.

Segundo o site Fstoppers.com, que comentou o assunto, “É certamente muito interessante ouvir a história por trás de como Tucker chegou a possuir três conjuntos distintos de equipamentos e de como seu desejo de consolidar todo aquele equipamento extra em um conjunto único levou a sua decisão. Mas é a segunda metade do vídeo que detalha melhor esse seu processo de decisão, explicando a filosofia que o levou a achar que valeria a pena aplicar suas conclusões à sua própria experiência.”

Bonito? Bem, para falar a verdade resolvi resumir um pouco o vídeo para entender melhor o que a crítica estava querendo dizer. Tucker trata dos seguintes assuntos para que possamos entender sua escolha ao trocar a marca da sua câmera:

  • Em primeiro lugar afirma que na fotografia o fotógrafo é mais importante que o equipamento;
  • Depois conta como é o seu histórico de equipamentos, desde a primeira câmera que foi comprada de segunda mão;
  • Conta como foi fazer o upgrade de seu equipamento ao mesmo tempo que aumentava sua atuação profissional, chegando enfim a ter câmeras Fullframe e lente profissionais;
Trocar a marca da sua câmera
Sistema fotográfico para estúdio utilizado por Sean Tucker
  • Conta como aproveitou a introdução da gravação de vídeo nas câmeras DSLR para começar a filmar também;
  • Conta como no auge de seu trabalho profissional sentiu que tudo havia se tornado técnico demais, resolvendo então desenvolver um trabalho autoral fazendo Street Photography com seu smartphone;
Trocar a marca da sua câmera
Sistema fotográfico para vídeo
  • Por causa disso conta como acabou comprando uma câmera X100s da Fujifilm para fazer também esse tipo de fotografia;
  • Conta também como por causa disso acabou ficando com 3 kits de equipamentos diferentes para trabalhar. O interessante é que ele detalha a câmeras e lentes da Canon e da Fujiiflm que usava em estúdio, para vídeo e para Fotografia Urbana;
Trocar a marca da sua câmera
Sistema fotográfico para Street Photography
  • Conta como isso o deixou cansado, e enfim porquê resolveu migrar para um sistema de câmeras e lentes que resolvesse todos os seus problemas num “pacote mais leve”, digamos assim.

Achei essa primeira parte do vídeo muito instrutiva, pois ajuda quem está começando a entender as escolhas que podemos fazer entre equipamantos e lentes, além de desmistificar a ideia de que você já tenha que começar a trabalhar com as câmeras mais caras do mundo.

Realmente, o segundo e maior momento do vídeo é onde Tucker explica sua escolha pela Sony ao trocar a marca da sua câmera de uso constante e dá dicas do que a Canon e a Fujifilm poderiam ter oferecido para que ele as mantivessem como opções em seu trabalho fotográfico.

Trocar a marca da sua câmera
Sistema fotográfico híbrido escolhido por Sean Tucker

São grandes e acertadas argumentações. Se você é do tipo apressado fique apenas com a primeira parte do vídeo, mas se você realmente quer entender como tucker pensa veja o vídeo até o fim.

Ah, um detalhe… Tucker deixou claro em um comentário que o vídeo não foi patrocinado pela Sony, e que ele na verdade tem um carinho especial pela Canon.

Se você está preocupado em trocar a marca da sua câmera ou mesmo se iniciar na fotografia, veja o vídeo de Sean Tucker. Ele pode ajudar muito.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta