Notícias

Jornal americano demite toda equipe de Fotojornalismo

A notícia de que um jornal americano demitiu toda a equipe de Fotojornalismo fez com eu pensasse novamente sobre o futuro dessa profissão. O Jornal New York Daily News fundado em 1919, sempre exibiu a imagem de uma câmera fotográfica em seu logotipo, e se considerava o “Jornal Fotográfico de Nova York”.

Na realidade a equipe de Fotojornalismo foi pega de surpresa. O trabalho do departamento fotográfico do New York Daily News, que passa por problemas financeiros e foi comprado no ano passado pela cifra simbólica de $1,00 dólar, era o o único da empresa que gerava lucro, segundo seus integrantes.

equipe de Fotojornalismo
Logotipo do Daily News com o ícone de câmera fotográfica em vermelho

Os fotógrafos fizeram relatos dramáticos pelas redes sociais. “Foi um massacre”, disse Todd Maisel, um fotógrafo veterano de 18 anos que trabalhava no departamento de fotografia. Apenas dois editores fotográficos foram mantidos no jornal, sendo que todos os 12 fotógrafos da equipe foram eliminados.

A eliminação dos empregos para Fotojornalistas é um movimento que, nos Estados Unidos, já atingiu as equipes do jornal Chicago Sun-Times, da cadeia televisiva CNN e mesmo da icônica Sports Illustrated.

Ainda segundo Maisel em entrevista ao site Fstoppers.com, “Houve uma aceitação geral, mesmo pelo público, da mediocridade e de fotos que são menos do que boas”. Disse também que os dirigentes das empresas de notícias muitas vezes têm uma grande experiência em jornalismo, mas uma péssima compreensão do que é a fotografia.

Bom, eu sinceramente não tenho certeza de como anda o mercado de Fotojornalismo no Brasil. Não tenho ouvido comentários sobre o assunto nas empresas de comunicação que ainda tem uma equipe de Fotojornalismo. Aliás, é bom lembrar que essas empresas andam passando por uma grande crise financeira e existencial.

Será que o trabalho como Freeelance é a tônica atualmente no que resta desse mercado?

equipe de Fotojornalismo
Capa do jornal Daily News

Quanto à questão colocada por Maisel no tocante a aceitação de imagens de pouca qualidade pelas empresas e público, posso dizer que isso se dá em todos os campos e a área da fotografia não seria diferente.

O que quero dizer é que “aquilo” que o público espera de uma fotografia de um evento importante mudou. Além disso uma equipe de Fotojornalismo tem agora a concorrência universal dos portadores de smartphones. Na maioria das vezes as pessoas comuns são as únicas testemunhas dos eventos jornalísticos atuais, mesmo que não saibam fotografar.

Bem, se você quer trabalhar com fotojornalismo é bom ficar atento as mudanças que estão acontecendo nessa área. Lembre-se dos Datilógrafos…

E se você quiser saber mais sobre os rumos do mercado fotográfico no geral, leia um artigo que publiquei no final do ano passado.

One thought on “Jornal americano demite toda equipe de Fotojornalismo

Deixe uma resposta