ExclusivoInspire-se

Foto da Semana: Bonde Turístico de Santos

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, tem um valor simbólico para mim. Férias, visitas a parentes, eventos ou apenas uma passagem para atingir outras praias, são várias as memórias que mantenho dessa cidade tão importante para a história do Brasil.

Apesar disso, e por incrível que pareça, nunca havia visitado o centro histórico da cidade até a semana passada. Para mim, apesar de saber da existência deste centro, Santos sempre fora uma faixa cinematográfica de prédios inclinados pela ação do solo arenoso, ao longo de um imenso parque costeiro chamado calçadão.

Bonde Turístico de Santos
Bonde Turístico de Santos parado no ponto da Praça Mauá

Ao visitar o centro me deparei com uma área em revitalização, repleta de edifícios históricos cheio de detalhes interessantes, além de museus, igrejas e centros culturais. Resolvemos visitar rapidamente toda a área através do Bonde Turístico de Santos, um antigo bondinho reformado que nos leva a um passeio de cerca de 40 minutos pela região.

Ao voltar para casa e descarregar os milhares de arquivos captados na viagem percebi uma imagem muito interessante que tirei meio que por impulso ou por intuição. Nela o adesivo de uma campanha contra o abuso feminino colado no vidro traseiro de um onibus quase “entra” dentro da cabine de controle do bondinho.



Por um instante percebi as possibilidades conceituais e gráficas de uma superposição de imagem aleatória, obtida num momento em disparei a câmera sem ter tempo de modificar sua configuração.

Como estava fotografando de dentro do bonde usava uma configuração específica para objetos em movimento, com alta sensibilidade ISO e obturador rápido. O dia estava muito nublado o que limitava meu acesso a detalhes de sombra e cor.

Bonde Turístico de Santos
Foto original em JPG. Repare na falta de detalhes na áreas com estouro de brancos.

Não pude aproveitar portanto o fato de que naquele instante da fotografia tanto o bonde quanto o ônibus estavam parados, aumentando assim a qualidade da imagem original.

Mesmo assim aproveitei que fotografei em RAW para testar as possibilidades daquela foto. Abri o arquivo no Photoshop, apliquei o perfil de correção de lente, e os controles automáticos de correção, além de aumentar a vibratibilidade e a claridade da imagem. Corrigi manualmente alguns elementos como as altas luzes e algumas sombras.

Bonde Turístico de Santos
Captura da tela do Câmera Raw no Photoshop mostrando as configurações utilizadas

Logo após melhorei a nitidez, mas não sem antes testar a redução de vibração que o Photoshop propicia. Percebi que não era necessário usar esse recurso e fui para outra etapa. Testei alguns plug-ins de simulação de filmes e efeitos de cor, mas acabei chegando a conclusão que a imagem captada pela pequena Nikon D5500 que tenho usado em viagens já estava muito boa. Aliás é bom dizer que esse sensor de 24 Megapixels da Nikon realmente tem me surpreendido por seu alcance dinâmico e nitidez da imagem.

E assim cheguei na imagem final, o típico resultado do olhar de um “Fotógrafo Urbano” ou “Street Photographer”. A foto não ficou uma maravilha nem tem nada de mais, mas pelo menos recuperei um pouco daquele momento de surpresa dentro do bondinho em um dia nebuloso e escuro.

É claro que tirei milhares de fotografias nessas poucas horas que passei em Santos, mas vou levar muito tempo ainda para pós-produzir as mais importantes. O dia estava lúgubre mas mesmo assim quem sabe não faço uma exposição sobre a visita no final do ano?

Bonde Turístico de Santos
Alerta no Bonde Turístico de Santos – Ricardo Hage, 2018

Se você ficou com vontade de andar no bondinho fotografar essa minha imagem já valeu a pena!

Deixe uma resposta