Câmeras

Alguns motivos para não fotografar com Drones

É claro que eu sei que fotografar com Drones se tornou uma moda. A possibilidade de se conseguir fotos aéreas sem o uso de helicópteros, aviões ou no mínimo balões é fascinante. O custo cai muito e se o fotógrafo tem medo de altura a coisa acaba se resolvendo.

Foi por isso que achei curioso que o canal de Tony & Chelsea Northrup, o mais respeitado sobre fotografia no mundo (todo mundo fala isso) publicasse um vídeo nos desestimulando a comprar e usar um Drone.

fotografar com Drones
Still do vídeo com Tony Northrup

Em primeiro lugar Tony Northrup fala sobre as maravilhas de se fotografar com Drones, mas depois coloca as coisas no seu devido lugar.

Seus argumentos são muito interessantes:

  • Muitos dos melhores lugares para fotografar com Drones proíbem seu uso. As vezes cidades ou países inteiros proíbem sua utilização. Esse é o caso de Las Vegas ou do Marrocos.
  • Toda grande cidade tem um ou mais aeroportos dentro da área Metropolitana, então existe risco de morte no uso de Drones nessas áreas. No Canadá a proibição é baseada nesse argumento.
  • Nos Estados Unidos é proibido voar com Drones em todos os parques nacionais, e não há a possibilidade de pedir autorizações especiais para isso.
  • Ao comprar um Drone é bom pensar que você provavelmente não vai poder voar com ele onde você está imaginando.



  • Você até pode voar com seu Drone no quintal de casa, mas seus vizinhos podem não gostar e você vai criar um mal entre seus conhecidos.
  • O som de um Drone voando pode ser irritante. Mesmo não sendo tão alto quanto o de uma moto de corrida, como vem do alto e é algo ainda pouco conhecido pode incomodar muito.
  • Se você não está nem aí com todos esses argumentos, é um sem noção e publica suas filmagens e fotografias no Youtube e outras redes sociais é bom lembrar que tudo isso pode se tornar evidências contra você.
  • Drones são o único tipo de equipamento que literalmente voa para longe de você, podendo se destruir sozinho, mesmo que você saiba como pilotá-lo. Ele pode ter um problema de Hardware, um bug do sistema ou mesmo sofrer uma interferência elétrica externa. Drones são equipamentos muito caros e você não vai querer ver milhares de dólares sumindo no horizonte.
  • Defeitos e perdas não são casos isolados, basta procurar nos fóruns e grupos especializados no assunto na internet. As vezes o Drone se esborracha no chão no primeiro vôo do equipamento.



  • A fotografia com Drones faz com que o fotógrafo necessite de todo um conjunto novo de informações fotográficas, pois a forma de pensar a composição e a iluminação é diferente do que se faz no solo. Segundo Northrup esse é um tipo de fotografia que ninguém havia desenvolvido antes e as técnicas de representação fotográfica e estilo de imagem ainda estão para ser estabelecidos para esse tipo de equipamento.
fotografar com Drones
Foto aérea obtida com Drone

 

fotografar com Drones
Equipe de controle do Drone escondida na base do farol que foi filmado do alto

E o que eu achei disso? Eu sou alguém que há cinquenta anos atrás sonhava com um Drone quando brincava com meu “Vertiplano” da Estrela, mas o tempo passa e ficamos mais maduros. Sinceramente, por enquanto eu não preciso fotografar com Drones.

Quem acompanha a minha produção artística sabe que tenho uma atração sobre aquilo que está distante dos olhos, o que inclui fotografias da paisagem obtidas de grandes alturas. Já publiquei aqui fotos tiradas de dentro de aviões ou do alto de montanhas e edifícios. Por enquanto isso me basta.



Além do mais, se eu quiser um Drone basta ficar com uma rede na janela do apartamento esperando por um deles passar. É como pescar, hehehe.

Pena que com a crise o número de Drones voando aqui no meu bairro tenha diminuído tanto…

O vídeo de Tony Northrup tem apenas 4:56 minutos e conta com algumas paisagens filmadas com Drone. Ele só não diz se foram “legais”.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta