Inspire-se

Uma câmera que imprime fotos como desenhos

Que tal uma câmera que imprime fotos como se fossem desenhos rabiscados, desses que as crianças fazem?

Foi isso que o engenheiro e artista australiano Dan Macnish criou. A câmera tem o nome de “Draw This” (desenhe isto em português) e foi projetada como uma câmera instantânea que imprime as fotos digitais obtidas como se tivessem sido desenhadas.

câmera que imprime fotos
Corpo em papelão, placa de controle e resultados obtidos com a câmera

Talvez a ideia não seja nova, pois os Flintstones já tinham uma câmera movida por um pequeno Pterodátilo escultor que desenhava o que via através de um furo numa caixa, hehehe. No entanto a abordagem atual de Macnish utiliza software aberto e uma impressora térmica, dessas que imprimem cupons de compra.

A câmera usa como base de hardware o Raspberry Pi, um computador do tamanho de um cartão de crédito que custa cerca de R$200,00 e serve para uma série de experimentos de software.



O projeto usa o Módulo de Câmera v2 da própria Raspberry, equipado com um sensor Sony IMX219 de 8 megapixels, idêntico ao de muitos celulares por aí. E não é preciso dizer que o corpo da câmera é apenas uma embalagem de papelão.

câmera que imprime fotos
Impressora térmica embutida imprimindo o desenho

Segundo o inventor tudo começou da seguinte forma: “Há algo eternamente divertido em uma imagem física e única, que é singularmente diferente da digital. Um certo dia, brincando com redes neurais para reconhecimento de objetos, imaginei se poderia levar o conceito da Polaroid um passo adiante pedindo à câmera para reinterpretar a imagem, imprimindo um desenho rabiscado em vez de uma fotografia fiel”.

A partir daí ele projetou uma câmera que imprime fotos usando uma rede neural de dados do Google para reconhecimento dos objetos captados. Para reconhecer os objetos de uma foto a câmera usa o The Quick, Draw!, um conjunto de dados do Google com mais de 50 milhões de rascunhos enviados por usuários.



O resultado da fotos impressas pela câmera é sempre uma surpresa. Como a rede neural do Google interpreta as imagens do jeito dela, uma selfie tirada junto com uma saudável salada pode se transformar em um retrato de um enorme cachorro-quente, hehehe.

E o melhor de tudo, se você ficou interessado na câmera você mesmo pode monta-la. É claro que é preciso paciência, disciplina e algum conhecimento, mas Macnish publicou no site Github (em inglês) um passo a passo muito bem explicado sobre como montar a sua própria câmera.

câmera que imprime fotos
Esquema de montagem da câmera

Dei uma verificada e as partes necessárias para montar a câmera que imprime fotos como desenhos são facilmente encontradas em nosso mercado por preços acessíveis, então que tal você começar um projeto novo.

E é possível instalar o software em um Mac ou PC com Linux também, usando o hardware e câmera desses computadores. Se você está achando esse projeto muito difícil, veja este que publiquei anteriormente, é muito mais fácil!

Eu, como não tenho mais paciência para esse tipo de coisa, vou ficar impávido esperando por notícias suas, hehehe.

Deixe uma resposta