Tutoriais

Fazendo uma pessoa parecer mais magra numa fotografia

Uma dica rápida de como fazer uma pessoa parecer mais magra numa fotografia é o que todo fotógrafo precisa quando não pode contar com o Photoshop.

Desde o início da fotografia os profissionais descobriram com os pintores e retratistas as técnicas de iluminação que valorizavam a figura humana, e foi isso que chamou a atenção do holandês Niels Kemp em um recente evento da Nikon.

Kemp entrevistou Brett Florens, um famoso fotografo de casamentos e embaixador Nikon (divulgador escolhido pela marca) e pediu a ele uma dica rápida para os iniciantes da fotografia.

pessoa parecer mais magra
Brett Florens (esq) e Niels Kemp (dir) no evento da Nikon Holanda

Florens rapidamente deu a importante dica de como fazer uma pessoa parecer mais magra apenas utilizando corretamente a iluminação.

Usando Kemp como modelo ele explicou que:

  • Manter o equilíbrio de 50% entre luz e sombra em um rosto cria uma imagem achatada e sem graça.
  • Manter 75% de um rosto iluminado enquanto os outros 25% ficam na sombra cria a sensação de um rosto mais gordo.
pessoa parecer mais magra
Manter a maior parte do rosto iluminado engorda a figura humana
  • O contrário, manter 75% na sombra e 25% iluminado, cria uma sensação de alongamento.
  • A melhor regra e fazer com que o nariz do seu modelo aponte sempre na direção da luz, fazendo com que seu corpo faça uma rotação ao contrário. Dessa maneira parte do corpo também fica na sombra e aparenta ficar menor, o que acaba equilibrando a composição.
pessoa parecer mais magra
Melhor posição de rosto e corpo para afinar a figura

A regra parece boba mas funciona e muitos profissionais a utilizam até mesmo de maneira intuitiva. A dica é tão simples que funciona mesmo para quem fotografa só com o smartphone.

O vídeo é muito rápido, tem apenas 2:53 e apesar de simples explica muito bem o que se deve fazer. Aproveite e saia por aí emagrecendo os outros, eles vão adorar!

Aliás, se você quer mais dicas sobre como fotografar retratos, veja o artigo que publiquei um tempo atrás.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta