Inspire-se

Você já ouviu falar da fotografia imobiliária?

A fotografia imobiliária é um ramo de negócios pouco conhecido no Brasil mas é um campo da fotografia muito importante em alguns lugares do mundo.

Com a proliferação da internet, com serviços e sites de compra e venda imobiliária online, a produção de boas fotos e de vídeos interessantes sobre os imóveis ficou muito importante.

fotografia imobiliária
Decorado ou não, é bom que o imóvel seja fotografado em seu melhor estado

Digamos que esse ramo de trabalho fotográfico é similar ao da fotografia de produtos, tão conhecida dos publicitários.

Pois bem, uma pesquisa divulgada pelo Centro de Desenvolvimento de Corretores de Imóveis dos Estados Unidos (CRT) coloca números na percepção geral que se tem sobre a importância da Fotografia Imobiliária:

  • Imóveis com fotografias de alta qualidade vendem 32% mais rápido.
  • Imóveis residenciais com maior número de fotos divulgadas vendem mais rápido. Uma casa com uma única foto anunciada leva em média 70 dias para ser vendida no mercado americano. Já uma casa com 20 fotos publicadas demora em média 32 dias para ser vendida.
  • No caso de imóveis residenciais na faixa de US$ 200.000 a US$ 1 milhão, aquelas que incluem em sua divulgação fotografias de alta qualidade são vendidos por cerca de US$ 3.000 a US$ 11.000 a mais do que os anúncios que incluem fotografias menos elaboradas.



Além disso a pesquisa feita com os clientes mostrou que 89% dos compradores que procuraram uma casa em sites imobiliários dizem que as fotos são o recurso mais útil para ajudar sua escolha.

E outra coisa importante: recursos de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), como esses que permitem passeios virtuais pelo imóvel, são muito apreciados.

Em nosso país, apesar da crise, a coisa não é tão diferente assim. É claro que por aqui a velocidade da venda dos imóveis sempre foi mais lenta, por conta de vários fatores além da eterna crise econômica que vivemos.

fotografia imobiliária

Os sites imobiliários e os serviços online de venda de imóveis as vezes também não são muito sofisticados por aqui, talvez por causa de nossas peculiaridades legais, arquitetônicas, culturais e tecnológicas.

Tenho ouvido muitas críticas sobre o design “antiguinho” desses sites e acabo lembrando da dificuldade que existe em nosso país com uma coisa chamada “interface”, ou seja, a capa que um site tem por cima de sua estrutura de software.

Por duas ou três vezes, ao me deparar com um site mais sofisticado e funcional visualmente, descobri que foram desenvolvidos na Índia, por um preço bem baixo…



E voltando ao assunto da Fotografia Imobiliária, é bom lembrar que de certa maneira ela se confunde com a Fotografia de Arquitetura, apesar de que está última categoria engloba na maior parte das vezes um olhar artístico ou documental, e não promocional.

Qual seria o limite então entre arte, registro e publicidade? Sei lá, hehehe.

fotografia imobiliária
Tem gente que diz que esse tipo de casa fica melhor na fotografia…

De qualquer maneira, se você está pensando em buscar um mercado de trabalho diferente, a fotografia de imóveis voltada para o mercado imobiliário pode ser uma boa opção. Pense nisso.

E se você se interessou pelo assunto tenho um artigo publicado anteriormente sobre A Fotografia de Arquitetura como Arte, além de um outro com dicas de incentivo para fotógrafos de arquitetura. Aproveite.