Inspire-se

Uma comparação do outro mundo: Fuji X-Pro 2 versus Leica M10

Os americanos criaram uma frase para dar nome para aqueles fotógrafos que se incomodam com a qualidade de cada pontinho de uma fotografia digital. São os “Pixel Peepers”, algo traduzido livremente como Caçadores de Pixels, ou melhor ainda, Voyer de Pixels.

Pois bem, o alemão Martin Doppelbauer publicou em seu canal do Youtube um vídeo fazendo uma comparação entre as câmeras Fujifilm X-Pro 2 e Leica M10 ao nível dos pixels.

A comparação parece não fazer muito sentido já que a câmera da Leica usa um sensor Fullframe e o da Fujifilm é menor, de formato APS-C. No entanto não podemos esquecer que a empresa Japonesa afirma que seu sensor X-Trans é comparável a qualquer sensor Fullframe e de que suas lentes são reconhecidas como sendo de alta qualidade. Será verdade?

Eu fiquei besta. O vídeo tem 14:28 minutos e mostra como ao nível dos pixels as lentes e o sensor Fullframe da Leica produzem imagens muito melhores, sensacionais.



Fiquei me perguntando se Doppelbauer teria algum interesse em mostrar os resultados da Fujifilm como inferiores aos da Leica, mas além do fato dele ser Alemão e a Leica também, devo reconhecer que o teste tem muita credibilidade.

Eu mesmo ando meio cismado com os resultados da minha velha Fujfilm X-T1, mas deve ser por quê não estou enxergando mais nada, hehehe.

Comparação do desfoque de fundo entre os sistemas Fujifilm e Leica

No final o próprio Doppelbauer reconhece que as diferenças de qualidade de imagem entre as câmeras é irrelevante para quem não se comporta como um “Pixel Peeper”, portanto para ele vale a pena comprar as câmeras da Fujifilm que apesar de caras custam em média “apenas” cerca de 1/3 do preço de uma Leica no exterior.

E você, precisa de toda essa precisão?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.