Inspire-se

Uma foto dramática de um vulcão em erupção

Uma foto dramática de um vulcão em erupção está chamando a atenção há algum tempo pois tem muita gente achando que a imagem é coisa de Photoshop. Será?

Na realidade a imagem de um vulcão em erupção iluminado por um relâmpago, intitulada “O Poder da Natureza”, foi obtida pelo fotógrafo mexicano Sergio Tapiro.

O fotógrafo ganhou com essa imagem prêmios na World Press Photo e National Geographic Travel, em 2016 e 2017. A foto voltou a circular devido ao interesse da mídia com as recentes erupções no Havaí e na Guatemala.



A imagem obtida por Tapiro foi fruto de suas observações ao longo de 15 anos e mais de 300 mil fotos do Vulcão de Colima, o mais ativo dos vulcões mexicanos. Esse vulcão conta com mais de 40 erupções registadas desde 1576 e situa-se no estado de Jalisco, a 485 km da Cidade do México.

Entre janeiro de 2002 a dezembro de 2015 fotografar o vulcão se tornou uma obsessão para esse fotógrafo. Foi por isso que em 13 de dezembro de 2015 Tapiro estava pronto para capturar uma espetacular erupção.

Ele já havia notado atividades sísmicas incomuns três dias antes do evento e havia montado um acampamento a 16 quilômetros de distância. Ficou lá aguardando uma erupção e uma oportunidade fotográfica única.

foto dramática de um vulcão
Sequencia de fotos onde é possível ver a erupção e a descarga elétrica se formando

Finalmente, às 23 horas do dia 13 de dezembro, o vulcão Colima mostrou sinais de que iria eclodir. Tapiro então começou a fotografar uma sequência de disparos que durou 8 segundos, usando uma Canon 6D, uma lente zoom EF 70-200mm e um tripé.

Durante a erupção ele percebeu um relâmpago sendo descarregado, algo comum em erupções vulcânicas, mas foi só após descarregar as imagens que ele percebeu o que aconteceu. Tapiro tinha captado uma foto dramática de um vulcão, como poucas vezes alguém conseguira.



A sequência de fotos mostra como uma grande observação e determinação do fotógrafo possibilitaram a captação de uma imagem deslumbrante.

Se é possível construir uma imagem assim no Photoshop?

Sim, é claro, mas aí não deixaria de ser “fake news”, né…

foto dramática de um vulcão
Foto dramática de um vulcão em erupção em Colima, no México, obtida por Sergio Tapiro em 2015

E se você gosta de vulcões veja também esse artigo que publiquei sobre um vídeo em Timelapse de uma erupção no Havaí.