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O fotógrafo e o cliente que pechincha muito!

Você é fotógrafo profissional e está cansado de enfrentar aquele cliente que pechincha muito? Então é bom dar uma olhada nas dicas que o cineasta Mike Wilhelm publicou em seu canal Videomaker do Youtube.

O termo em inglês que ele usa para este tipo de cliente é “low-ball client”. Significa mais ou menos aquele tipo que oferece um preço muito baixo, quase ofensivo, por alguma coisa na esperança de conseguir um grande desconto sobre o preço real do produto. Ou seja, alguém que exagera na prechincha!

fotógrafo de celebridades
Cobrando corretamente até a foto fica mais bonita

É verdade que as dicas que Wilhelm dá são voltadas para videomakers e para uma outra realidade comercial. Mas elas tem sentido também para fotógrafos, ou mesmo qualquer profissional criativo. Se nós todos por aqui as aplicássemos, nossa vida profissional seria mais fácil.

Como as dicas são em inglês vou traduzi-las e comentar um pouco.

Dizer não a um cliente

Isso pode ensinar seu cliente a pagar o preço correto por um serviço. Isso também ajuda a que ele entenda como é o tipo do seu serviço.

Dizer não é difícil

Recusar um cliente é difícil, principalmente no começo da carreira. No entanto dizer não ajuda você também a estabelecer uma imagem de profissional experiente.

Ofereça sempre um bom serviço

Quando o serviço que você faz se destaca, ele vira um cartão de visita para atrair novos clientes. A qualidade do seu trabalho falará por si, e o boca-a-boca é o melhor marketing quando estamos iniciando.

cliente
Aprender a negociar corretamente é muito importante

Não caia na lábia do cliente

Mesmo que o cliente diga que você vai ter muita exposição na mídia ou nas redes sociais em troca de trabalhar barato ou mesmo de graça, não aceite. Trabalhar assim só cria exaustão e ressentimento pelo fato de que o cliente pechinchador não vai te valorizar nunca.

Não tenha medo de perder o cliente

Nem todo cliente que faz um orçamento com você vai fechar o negócio. Se esse cliente escolher um fotógrafo mais barato ele provavelmente não vai receber o mesmo nível de trabalho que você ofereceria, certo? No final das contas quem perde é ele… Além disso ele pode se arrepender mais tarde.

Sempre há um cliente melhor por aí

Os clientes “certos” para você existem e estão por aí. Mas você não vai conseguir acha-los se ficar aceitando todo e qualquer cliente “pechincheiro” que cruzar com você.

Essas dicas funcionam?

Fiquei pensando nessas dicas e num primeiro momento achei complicado recomendar a qualquer fotógrafo utiliza-las. Quem precisa ganhar o mínimo que seja para viver acaba aceitando todo tipo de trabalho, a qualquer preço.

Mas tenho que reconhecer que essas dicas são absolutamente verdadeiras…

No final das contas os casos que conheço (bem!) são de profissionais muito bons que nunca foram ensinados a valorizar o que fazem. Enquanto isso outros “profissionais” oferecem serviços muito ruins, mas como são arrogantes e se ofendem por qualquer coisa, vão em frente.

fotógrafo de celebridades
Não se esqueça que a fotografia profissional tem custos muito altos

O cliente tem medo deles, pois na realidade se estabeleceram no mercado mais pelas seus relacionamentos e capacidade de negócios do que pela qualidade do seu trabalho, muitas vezes terceirizado.

De qualquer maneira a vida é sua e você sabe o que faz. Agora, se você trabalha muito para “nada”, digamos assim, é melhor usar a razão. Talvez você se arrependa menos, hehehe…

E se você quiser, veja o vídeo de apenas 3:30 minutos que Mike Wilhelm publicou. Está em inglês, mas com as legendas automáticas dá para entender um pouco.

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