Inspire-se

A lua filmada por uma enorme teleobjetiva

Que tal a lua filmada com uma teleobjetiva tão poderosa que pode captar seu movimento por trás de um vulcão distante 16 Km do fotógrafo?

Pois é isso que o fotógrafo espanhol Daniel López conseguiu com uma lente “telescópica”, um teleconversor da Canon e uma câmera Mirrorless Sony D6300.

O vídeo de apenas 2:19 minutos que mostra a lua filmada tão de perto foi divulgado primeiramente pelo site Astronomy Picture of the Day da NASA, e depois comentado em sites como o Petapixel.

lua filmada
Daniel López com seu equipamento nas Ilhas Canárias

Segundo o Astronomy Picture of the Day, o movimento apresentado no vídeo é principalmente o da própria Terra, cuja rotação faz com que a Lua desapareça lentamente atrás do Monte Teide, um vulcão nas Ilhas Canárias, na costa noroeste da África.

As pessoas que aparecem no vídeo estão na realidade a 16 quilômetros de distância e muitas estão de frente para a câmera porque estão observando o nascer do sol que está ocorrendo por detrás do fotógrafo. Isso não é coincidência porque o Sol está sempre do lado oposto do céu na fase de lua cheia.

O vídeo em destaque foi feito na última semana de maio, durante a chamada “Milk Moon”, um evento onde a lua parece mais próxima que o normal.



O vídeo também não é um Timelapse, ou seja, a velocidade do movimento da Lua se pondo está em tempo real.

Segundo comentários na internet feitos à partir das fotos do equipamento divulgados por López, a teleobjetiva é na realidade um telescópio refrator Takahashi TOA-150B, modificado para ser adaptado a câmera Sony A6300.

Seria, segundo alguns, algo como uma teleobjetiva de 4600 mm.

Alías, se você quer saber um pouco mais sob como fotografar uma “super lua”, veja o artigo que publiquei anteriormente aqui no Blog.

De qualquer maneira o trabalho de López é um vídeo bem curioso. Quem sabe você não fica inspirado para a próxima Lua cheia?