Tutoriais

Crie efeitos em fotos com a tela do smartphone

Que tal criar efeitos em fotos usando apenas o reflexo da tela de um smartphone? Atualmente todos nós temos sempre por perto um desses aparelhos e ele pode ser um bom motivo para testarmos fotos diferentes e criativas.

Uma matéria publicada no site Petapixel.com explica como. Focado mais em fotografias de casamento, os exemplos do artigo podem ser utilizados também em várias situações nas quais precisamos de um elemento diferenciador, criando reflexos de espelho em superfícies.

efeitos em fotos
O resultado desse truque fotográfico pode ser muito interessante

Para isso segure o telefone em um plano horizontal até a borda inferior da lente. Ao olhar pelo visor ou tela da câmera você já vai ver parte da cena refletida na parte inferior da imagem.



Ajuste o telefone levemente segura a borda da lente até que o reflexo se encaixe no lugar de sua preferência. E é claro, aperte o obturador e tire a foto, hehehe.

efeitos em fotos
Posicionando a tela do smartphone em frente a objetiva da câmera

O artigo foi publicado por Mathias Fast, um fotógrafo de casamentos que trabalha em Vancouver no Canadá, e em Cape Town na África do Sul. No texto ele dá também algumas outras dicas sobre esse tipo de efeitos em fotos:

  • Se você estiver usando algum tipo de capa protegendo seu telefone retire-o para facilitar o trabalho.
  • A parte refletida da imagem geralmente aparece mais escura ou mais clara do que o restante da cena. A aplicação de um gradiente no Photoshop ajuda a adicionar equilíbrio à imagem.



  • Elementos arquitetônicos como janelas, pilares e arcos funcionam muito bem com essa técnica.
  • Os resultados nem sempre precisam ser dramáticos. Às vezes um leve reflexo pode ajudar a enquadrar um assunto ou adicionar algum interesse a mais na imagem.

efeitos em fotos

Que tal? Eu mesmo fiquei besta por não pensado nisso antes.

De qualquer maneira tente não criar com esse truque um hábito, pois é fácil a gente se viciar num efeito simples, fácil e que surpreende como esse.

Já pensou, ser conhecido como fotógrafo apenas pelo efeito que a tela do seu smartphone cria? Que chato…