CâmerasNotícias

Sony lança a nova câmera compacta RX100 VI

A linha RX100 de câmeras compactas avançadas da Sony acaba de receber uma atualização. A empresa anunciou o lançamento da Cyber-shot RX100 VI.

Essa é a primeira versão da câmera com LCD traseiro do tipo “touch screen” com foco por toque, função já bastante comum em outros equipamentos.

RX100 VI

No entanto é bom lembrar que o maior atrativo da câmera continua sendo o sensor CMOS de 20 Megapixels e 1″ polegada, além da capacidade de fotografar a estonteantes 24 quadros por segundo e contar com 315 pontos de foco no sistema AF por Detecção de Fase.



Para tornar a pequena câmera compacta mais surpreendente ainda, a Sony disse que a Cyber-shot RX100 VI incorpora muitos dos avanços desenvolvidos para a Sony A9, a câmera profissional Fullframe topo de linha atual da empresa. Assim a nova câmera teria o sistema de Auto Foco mais rápido do mundo. Será?

Pelo preço de US$ 1.200,00 é o que se pode esperar, afinal esse é um dos valores mais altos cobrados por câmeras dessa categoria. Talvez só as compactas da Leica sejam mais caras…

RX100 VI
Nova Sony RX100 VI com corpo da lente extendido

Bem, de resto a nova RX100 VI mantém o mesmo corpo familiar e compacto dessa linha, mas agora possui uma lente Zeiss Vario-Sonnar T com zoom de 24-200mm e abertura f/2.8-4.5, a mais longa da série RX100.

Mesmo assim a Sony conseguiu criar uma câmera que mantém praticamente as mesmas dimensões da anterior RX100 V, pois quando a lente é retraída fica com apenas meia polegada de espessura. Um detalhe interessante é que a nova câmera mantem o visor eletrônico EFV do tipo pop-up, que fica embutido no corpo da câmera, mesmo apresentando agora a tela LCD traseira inclinável.

RX100 VI
A Sony RX100 VI é provavelmente a câmera mais compacta e avançada do mercado

Enfim, é bom lembrar que essa é uma câmera compacta para o mercado “Premium”, e é voltada para entusiastas e profissionais que precisam de uma câmera leve e capaz das maiores proezas.



A Cyber-shot RX100 VI também é voltada para Youtubers e Vloggers (video bloggers, para quem não conhece o termo), pois sua capacidade de foco rápido e preciso aliado a gravação de vídeo em 4k é uma das maiores do mercado. Como essa turma anda muito rica, o preço não deve ser problema para eles, hehehe!

Imagens obtidas a 24 quadros por segundo na nova RX100 VI

Resumindo, suas características são:

  • Resolução: 20.1 Megapixels
  • Tamanho do sensor: 1″ polegada ou 13,2 mm x 8,8 mm
  • Lente: zoom de 8.00 vezes equivalente a 24-200mm em 35mm
  • Visor: Eletrônico EVF e LCD traseiro inclinável com AF por toque
  • ISO nativo: 125 a 12.800
  • ISO estendido: 80 a 25.600
  • Velocidade do Obturador: máximo de 1/32000 e mínimo de 30 segundos
  • Abertura Máxima da lente: f/2.8
  • Estabilização de imagem: IS óptico de 4 stops
  • Conectividade: WiFi e NFC
  • Dimensões: 102 x 58 x 43 mm
  • Peso: 301 g com bateria
RX100 VI
Exemplo de imagem obtida pela nova Sony RX100 VI

A câmera estará disponível no mercado internacional em julho e provavelmente será oferecida também por aqui tanto nos revendedores Sony oficiais quanto no mercado cinza. Mas não se espante: no Brasil a versão anterior da câmera pode ser encontrada a partir de R$6.000,00!

Sinceramente acho muito para uma câmera tão pequena… Sei lá.



Se você quer conhecer melhor esse lançamento veja o vídeo que o Canal da Sony publicou sobre a câmera.

Veja também o vídeo promocional da RX100 VI no Youtube.

2 thoughts on “Sony lança a nova câmera compacta RX100 VI

Fechado para comentários.