Tutoriais

5 dicas para iluminar um modelo masculino em estúdio

Uma das coisas mais complicadas para um fotógrafo iniciante é entender como as fontes de luz usadas numa fotografia vão se comportar. Na realidade com o tempo o fotógrafo percebe que basta experimentar um pouco com fontes de luz do tipo natural, flashes e luzes contínuas, mas fica sempre aquela impressão de que precisamos de um mega estúdio para fazer o melhor trabalho.

É por isso que o site Fstoppers.com está divulgando um vídeo publicado pela fotógrafa Nicole York. Nele a fotógrafa mostra como usar múltiplas fontes de luz para fotografar um modelo masculino.

Still do vídeo com retrato fotografado em estúdio

O vídeo é engraçado, pois parece amador. A câmera treme o tempo todo, o estúdio parece ser a própria sala da casa da fotógrafa e o modelo nem sequer maquiado está, além de não fazer ideia do que está fazendo ali. Mas sabe que a coisa funciona, hehehe???



Os tópicos tratados por Nicole York são os seguintes:

  1. Luz de fundo de uma janela com luz refletida da frente como preenchimento;
  2. Lâmpada de bulbo iluminando através de um Octabox aberto (tipo de difusor em formato octagonal);
  3. Flash estroboscópico e preenchimento de luz natural;
  4. Luz natural vinda da Janela;
  5. Iluminação experimental, criando sombras.
Nicole York em momento vídeo selfie.

É interessante notar que ela fala que a iluminação deve ser pensada conforme cada modelo, pois toda pessoa tem características fisionômicas diferentes e que funcionam ou não com determinados tipos de iluminação.

Fiquei pensando nos fotógrafos que, como eu, não mudam a configuração da iluminação do estúdio nunca, por preguiça ou desconhecimento mesmo…

Bem, aproveite o vídeo pois ele não intimida ninguém. Pode ser muito interessante.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.