celulares e smartphonesInspire-se

Pesquisa descobre que fotografar e compartilhar faz bem

Pois é, descobriram que fotografar e postar uma foto por dia nas redes sociais faz bem para a saúde. Você pode até achar que é pelo gostinho da vingança contra aquela sua prima que morre de inveja quando você viaja para um lugar distante e exclusivo, mas a coisa não é bem assim.

O estudo é sério e foi publicado pelo Jornal Interdisciplinar sobre Estudos Sociais, Saúde, Doenças e Medicina editado na Inglaterra. No trabalho os pesquisadores Liz Brewster da Lancaster University e Andrew M. Cox da Universidade de Sheffield, mostram como chegaram à conclusão de que existe uma interessante conexão entre o envolvimento com comunidades digitais e o aumento da sensação de bem-estar.

Eles perceberam também o aumento desse processo à medida que essas comunidades se tornaram mais comuns.

Quanta gente eu conheço que compartilha até o cafezinho…

Segundo eles, “Praticar diariamente um envolvimento digital cria um compromisso de fazer uma determinada coisa como um exercício, tal como fotografar e escrever todos os dias para fazer um compartilhamento online. Os participantes dessas práticas concordam que elas proporcionam um benefício inesperado de melhora no bem-estar geral”.

O artigo publicado faz um exame profundo de uma prática diária digital que os pesquisadores chamam de “uma foto por dia”, usando um pano de fundo teórico para entender as possibilidades oferecidas no aumento do bem-estar.

Os pesquisadores seguem uma metodologia etnográfica de pesquisa, apresentando dados que incluem entrevistas e observações comportamentais para destacar como a prática diária da fotografia e de seu compartilhamento funciona como uma forma de “autocuidado” (selfcare) e de formação de comunidades em torno das pessoas envolvidas.



A conclusão de Brewster e Cox (não é nome de cerveja não, viu…) é a de que fotografar e postar diariamente uma única foto gera múltiplos benefícios na melhorara do bem-estar geral de um indivíduo.

Bom, eu posso falar por mim. Este blog começou mais como uma prática diária terapêutica do que qualquer outra coisa, hehehe.

Além disso tenho vários amigos que se especializaram em fotografar e publicar alguma coisa diariamente, seja no Instagram, no Facebook ou até mesmo no Twitter. Não vou dar nomes aqui mas alguns fotografam o amanhecer, o pôr do sol ou alguma flor em um vaso ou jardim.

Se você acha que esse tipo de hábito tem lhe feito bem leia o artigo original. Ele está em inglês mas você pode usar o Tradutor do Google para tentar entender alguma coisa. Boa sorte e continue fotografando e compartilhando!