Tutoriais

Salvando uma foto desfocada no Photoshop

Você já se perguntou se seria possível melhorar a nitidez de uma foto desfocada no Photoshop? Acho que todo fotógrafo já se perguntou sobre isso. Descobrir que a imagem de um momento marcante está meio desfocada pode ser muito frustrante…

Bem, o Photoshop não faz milagre mas é possível usar uma série de recursos para melhorar a “percepção” de nitidez que uma imagem com o foco menos que perfeito tem.

Para explicar como fazer esse tipo de tratamento de imagem o canal PiXimperfect publicou mais um tutorial do “photoshopeiro” indiano Unmesh Dinda. A filosofia que está por trás das técnicas que ele ensina para melhorar o foco é a de “colocar muito ketchup para mascarar o gosto de uma comida”. Como é que é?

foto desfocada no Photoshop
Still do video tutorial

Tratando uma foto desfocada no Photoshop

Basicamente ele ensina o seguinte:

  • Abra a imagem a ser tratada no Photoshop e faça uma cópia da camada de fundo;
  • Transforme a camada em um Objeto Inteligente;
  • Teste o efeito de Nitidez inteligente ou outros tipos de aplicação de nitidez de sua escolha (Filtro > Tornar Nítido >…);
  • Alternativamente utilize o filtro “High Pass” (Filtros > Outros > Alta Frequência);
  • Aplique o aumento de nitidez apenas nas áreas necessárias, utilizando a máscara inteligente e um pincel suave com fluxo reduzido;
  • Aplique um filtro de efeito especial como os de Desfoque (Filtro > Galeria de Desfoques >…) ou crie vinhetas para dar naturalidade ao efeito de nitidez.
foto desfocada no Photoshop
Várias camadas são utilizadas para mascarar o efeito de nitidez e dar naturalidade para a foto

Como disse antes, o Photoshop não faz milagres. No entanto é possível ajustar a nitidez o suficiente para salvar uma imagem levemente desfocada. O processo descrito por Unmesh Dinda é relativamente simples mas é mais sofisticado do que o meu, que só uso a Nitidez Inteligente e a Redução de Vibração e vejo o que consigo, hehehe.

Se você vive perdendo fotos importantes por que não acerta direito o foco da câmera aprenda a usar o Photoshop.

Ou então vá a um Oftalmologista! Eu preciso ir…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta