Câmeras

A Casio vai parar de fabricar câmeras fotográficas

Quem já não teve uma câmera digital da Casio? As pequenas câmeras compactas da empresa japonesa foram durante muitos anos sinônimo de tecnologia, qualidade e, muitas vezes, preço baixo.

No entanto parece que a invasão dos smartphones e da fotografia móvel abalou de vez a marca pois a Casio está saindo desse tipo de negócio.



Pois é, o site japonês Nikkei publicou que a Casio está dizendo que essa é a razão pela qual a empresa não tem dado lucro nos últimos anos. Além disso a Casio não espera mais que o mercado cresça novamente o que inviabilizaria qualquer investimento novo na área de fotografia.

A Casio tem focalizado suas vendas de câmeras para o mercado feminino

A empresa teria perdido no último ano fiscal terminado em março cerca de US$ 4,5 milhões de dólares (500 milhões de ienes). É demais…

O site Dpreview lembrou que a Casio, fundada a 72 anos, fez muitas contribuições importantíssimas para a área de fotografia digital como o desenvolvimento da câmera Casio QV-10, que tornou-se a primeira câmera digital popular a apresentar uma tela LCD ainda em 1995. Eu não só me lembro disso como ainda tenho uma delas. Na época era um milagre, hehehe.



O site lembra também que a Casio foi responsável pela primeira câmera com sensor de 3 megapixels e foi pioneira na área de câmeras compactas ultra-finas. A linha Exilim da empresa foi a primeira a apresentar câmeras com 10 a 15 mm de espessura ainda em 2002, mais um milagre!

Essa linha desencadeou na concorrência uma verdadeira guerra entre os fabricantes de câmeras para saber quem conseguiria o design mais fino.

Câmera compacta Casio ZR 5000, um dos últimos lançamentos feitos

No entanto, segundo fontes, a Casio promete não esquecer futuramente o mercado de câmeras digitais avançadas, área em que não teve novos lançamentos, pois sabe-se que é a única faixa do mercado fotográfico que parece resistir ao avanço dos smartphones.

No início de 2017 eu fiz um artigo intitulado “A Casio ainda fabrica câmeras?“, na qual eu fazia um levantamento sobre as câmeras que a empresa ainda fabricava e o porquê de não atuar mais no mercado brasileiro.

Se você está com saudades das câmerazinhas da Casio dê uma olhada no artigo, pode ser interessante.