Tutoriais

Criando uma iluminação dramática num estúdio pequeno

Você quer usar uma iluminação dramática para fazer um retrato? Seu estúdio é pequeno e caseiro? Não tema pois um vídeo publicado no canal Adorama mostra como configurar um pequeno espaço para utilizar uma iluminação vinda do teto.

O vídeo, apresentado por Gavin Hoey, mostra como planejar a sessão de fotos, planejar a iluminação e o principal, compor as imagens.



Hoey utiliza apenas uma luz acima no teto, uma luz de preenchimento para o rosto e um refletor. Através de uma série de tentativas e erros a iluminação perfeita é alcançada e aí é só improvisar as poses e tirar as fotos.

Still do vídeo

Para terminar basta um pouco de processamento no computador para melhorar as cores e a iluminação, dando acabamento à imagem.

O vídeo é bem interessante, ainda mais pelo fato de utilizar para as fotos uma câmera Olympus OMD E-M5 Mark II com lente de kit padrão, o que não é uma coisa comum no Brasil para fotografia de estúdio. Por aqui todo mundo quer usar uma câmera com sensor Fullframe e é bom lembrar que a Olympus utiliza um sensor bem menor, o Four Thirds.



Mesmo assim os resultados são profissionais. O problema, como sempre digo, nunca é a câmera mas sim o fotógrafo, hehehe.

Aproveite e aprenda como criar uma imagem dramática com esse vídeo que tem apenas 11:38 minutos. Vale a pena.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.