Câmeras

Conheça a câmera Full Frame Sony SLT a99 II

A Sony surpreendeu o mercado ao lançar no final de 2016 uma nova câmera Full Frame que utiliza o antigo encaixe de lente Alpha herdado pela empresa com a compra da linha de câmeras da Minolta em 2006. A Sony SLT a99 II é um upgrade da primeira versão a99 lançada em 2012.

Mais de quatro anos depois a nova câmera apresenta muitas novidades caracterizando quase que um equipamento de outra linha apesar de manter o mesmo design e aparência que sua predecessora.

 

Sony SLT a99 II apresentando o encaixe de lentes A

 

As novas características da câmera são as seguintes:

  • Sensor BSI-CMOS de 42 Megapixels Full Frame (contra 24 Megapixels em sensor CMOS no modelo anterior)
  • Sensibilidade ISO de 50-102400 (contra ISO 100-25600 no modelo anterior)
  • Velocidade do obturador de 12 Fps continuos (contra 6 fps no modelo anterior)
  • Gravação de vídeo em 4k (contra Full Hd no modelo anterior)
  • WiFi incorporado ( contra GPS no modelo anterior)

Outras características importantes são:

  • 399 pontos de foco PDAF no sensor mais 79 pontos em um sensor dedicado
  • Compartimento para dois cartões SD UHS-1
  • Estabilização de imagem no corpo da câmera com 5 eixos

Apesar de parecer um câmera reflex  a Sony a99 II usa o sistema SLT proprietário da empresa. Câmeras equipadas com o SLT (Single-Lens Translucent) da Sony possuem um espelho fixo semi-transparente que desvia uma parte da luz de entrada para um sensor de autofoco de detecção de fase, enquanto a luz restante atinge um sensor de imagem digital. A utilidade do design SLT é permitir autofoco de detecção de fase em tempo integral com o visor eletrônico, com a visualização ao vivo e na operação de gravação de vídeo.

 

O modelo anterior Sony SLT a99 tem praticamente o mesmo design externo o que pode causar alguma confusão no consumidor

 

Segundo o Dpreview.com que está elaborando um artigo com as primeiras impressões sobre a câmera “o espelho fixo significa que as leituras de AF podem ser tomadas com o sensor dedicado mesmo quando o obturador está disparando o que deve resultar em altas taxas de acerto de foco mesmo com o máximo de disparos em 12 FPS. A desvantagem é a perda de cerca de “1/2 stop” de luz, algo com que o impressionante sensor de 42MP não deve se importar muito.”

As câmeras da Sony com o encaixe de lente Tipo A foram relativamente populares no Brasil até 2013 pois a empresa contava com boa distribuição de seus produtos e até mesmo lojas próprias em Shoppings mas o aumento do câmbio e a crise econômica no país mudaram os planos da empresa. Um fator externo que também favoreceu o desaparecimento dos modelos com encaixe A no país foi a decisão da empresa em investir nos seus modelos Mirrorless que usam lentes da série E, de encaixe diferente (linha A7).

 

Esquema de funcionamento do sistema SLT numa Sony A77

 

Bem, para quem tem lentes Minolta ou Sony é um alívio saber que a Sony ainda desenvolve equipamentos para esse sistema pois não há nada pior do que saber que o seu investimento em câmeras ficou obsoleto.

Veja também o video que Kai W postou em seu Canal do Youtube sobre a Sony SLT a99 II.

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.