Tutoriais

Esticando o fundo de uma foto no Photoshop ilimitadamente

Sabe aquela foto maravilhosa que você tirou mas que precisava de um fundo um pouco maior para ficar com a composição perfeita? Agora isso tem jeito com uma dica bem simples.

O Photoshop tem uma ferramenta muito interessante (para não dizer muito louca) chamada “escala sensível ao conteúdo” (Content Aware Scale). Numa foto que tenha um primeiro plano bem definido a ferramenta é capaz de destacar pessoas ou objetos e esticar apenas o plano de fundo.



Com isso é possível ampliar uma paisagem de fundo em um retrato sem distorcer uma pessoa no primeiro plano. Algumas vezes, quando temos um fundo muito estreito ou quando precisamos de um fundo mais largo do que a ferramenta permite, é possível usar um truque, e esse truque é o que o canal indiano PiXimperfect mostra em um recente vídeo.

Still do vídeo de Umesh Dinda explicando a ferramenta Escala Sensível ao Conteúdo do Photoshop

Nele o carismático Unmesh Dinda mostra um truque simples e rápido para usar a ferramenta “escala sensível ao conteúdo” ilimitadamente. Vejamos o que ele faz:

  • Escolha uma imagem para trabalhar que tenha um bom destaque entre figura e fundo
  • Aperte e segure a tecla C para ativar a ferramenta de Corte e expandir a tela de fundo da foto, Faça a ampliação e clique Enter para fixar;
  • Clique no menu editar e selecione a ferramenta escala sensível ao conteúdo;
  • Clique e arraste a alça de ampliação que se abrirá sobre a imagem que contém a figura e o fundo;
  • Arraste até perceber que seu sujeito está começando a ser deformado também;
  • Fixe a imagem clicando em Enter e aplique novamente a ferramenta escala sensível ao conteúdo;
  • Refaça essa mesma operação até o limite em que a figura de destaque da foto começa a ser distorcida;
  • Para esticar o outro lado da imagem faça a mesma operação com a alça da ferramenta de corte situada no outro lado.

Na prática não sei se dá para ficar refazendo a operação ilimitadamente sem perder a qualidade da imagem, mas a dica é muito boa.



O vídeo tem apenas 4:35 minutos e é fácil de entender mesmo para quem não entende inglês .O sotaque indiano de Unmesh Dinda é até “charmoso”, digamos assim, hehehe.

Quem trabalha com design gráfico sabe como as vezes é necessário um fundo maior para podermos situar sobre ele algum texto, logotipo ou mesmo alguma outra imagem, então essa dica pode ser muito importante.

Já para você que insiste em colocar sua avó quase para fora do quadro de todas as fotografias que tira, a dica do indiano pode ser a salvação da paz familiar! Aproveite.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.