Inspire-seNotícias

Uma foto monocromática que parece colorida

Um desenvolvedor de software acaba de apresentar um truque que faz com uma foto monocromática passe por colorida.

Øyvind Kolås trabalha no software de edição de imagens GIMP. Ele desenvolveu uma técnica onde linhas de grade finas e coloridas são sobrepostas a uma foto monocromática em preto-e-branco. O artifício engana o cérebro fazendo com que ele “preencha” a cor que falta, digamos assim.

Para o experimento Kolås usou uma foto de Francis Chuwa, converteu-a para preto-e-branco e sobrepôs linhas em grade nas cores vermelha, laranja, amarela, azul e verde.

foto monocromática
Tela do software GIMP aplicando o novo efeito

Para os interessados em usar esse conceito, o aplicativo GIMP terá uma operação chamada “grade de assimilação de cores” (veja o artigo em inglês). Essa opção automatizará a aplicação do efeito e estará disponível a partir da versão do 2.10 do software.

Os comentários sobre o experimento são de todos os tipos. Um deles diz que essa técnica é antiga. Ela seria usada há anos por empresas que embalam frutas. O propósito é dificultar a distinção entre frutas boas e outras de pior qualidade. Você olha a embalagem e não nota o problema. Sinistro!

foto monocromática
Mais uma foto testada com o novo efeito

Outros comentários notaram que o truque parece funcionar melhor em assuntos que estão em foco. Fundos desfocados continuariam sendo percebidos como monocromáticos.

Bem, se você quer conhecer melhor o GIMP e se preparar para a adição dessa nova função, vá para a página do software. Eu nunca me dei muito bem com ele mas é uma grande opção para quem não quer ou não pode pagar por uma assinatura da Creative Cloud…

Veja também o vídeo de 30 segundos com o efeito aplicado sobre uma animação monocromática.

Deixe uma resposta