Câmeras

Saiba reconhecer se uma câmera Nikon é recondicionada

Depois que a Nikon deixou de vender seus equipamentos oficialmente no Brasil uma dúvida se instaurou o ar. Será que as câmeras e lentes Nikon vendidos nos sites de leilão e lojas alternativas são recondicionados?

Pois é, em fotografia equipamentos recondicionados (refurbished) são câmeras e lentes que foram devolvidos ao fabricante por algum defeito ou vício de fabricação e que voltam ao mercado depois de terem seus problemas sanados na própria fábrica.

 

Algumas marcas também dizem que recondicionam apenas equipamentos que não passaram pelo controle de qualidade antes de sair da fábrica, então podemos acreditar nessa definição também.

Uma câmera recondicionada pode ser tão boa quanto uma outra que nunca teve problemas mas, na percepção da maior parte dos consumidores comprar esse tipo de equipamento merece algum tipo de compensação. Sejamos diretos: o equipamento tem que ser mais barato!



É por isso que o site Petapixel publicou um artigo mostrando como a Nikon marca os equipamentos que passaram por seu processo de recondicionamento. O site diz que basta olhar para a plaquinha do número serial do equipamento e procurar pelo que chama de “código secreto”.

Detalhe da placa com o serial de câmera Nikon. As setas indicam os sinais de recondicionamento.

Quem descobriu isso foi o fotógrafo Paul Eichengrun, que afirma que a Nikon marca fisicamente todos os equipamentos que recondiciona. Ele diz que caso uma lente, uma câmera ou mesmo um flash tiver sido retornado à Nikon, examinado e depois revendido, o equipamento terá dois recuos circulares nas laterais do número de série.

Detalhe de serial de lente Nikon. As setas indicam os sinais de recondicionamento.

Eu dei uma olhada nos equipamentos Nikon que tenho por aqui e não achei nenhum número serial com marcas estranhas, mas sempre tive dúvidas quanto à origem de algumas câmeras que comprei em nosso mercado. Sei lá…



Faça o teste com seus equipamentos Nikon ou procure por marcas da próxima vez que for comprar alguma câmera ou lente dessa marca.

E lembre-se, no Brasil a Nikon não comercializa mais seus equipamentos fotográficos, veja o artigo que escrevi anteriormente sobre o assunto.

Deixe uma resposta