Inspire-se

Como o Technicolor mudou o mundo dos filmes

Hoje em dia é muito fácil você pegar seu iPhone X e sair por aí filmando o próximo Oscar, mas o que pouca gente sabe é que muitas das obras primas da história do cinema foram feitas com muito trabalho e uma tecnologia surpreendente, o Technicolor.

Se você quer dar valor para a facilidade com a qual você faz um vídeo atualmente veja o documentário produzido e apresentado por Phil Edwards e publicado pelo canal Vox.

Still do vídeo com esquema de funcionamento do Technicolor

No documentário somos apresentados a história do cinema colorido e ao uso do processo Technicolor. Essa tecnologia usava uma câmera na qual a luz era dividida por lentes em três cores complementares. O detalhe é que essas três cores diferentes sensibilizavam três filmes em Preto e Branco diferentes ao mesmo tempo e sincronizados. Depois de revelados, os negativos eram tingidos na cor primária em que foram sensibilizados para depois terem essa camada de tinta transferida para um único filme, onde seriam sobrepostas as outras cores. É impressionante…



A câmera era tão grande e barulhenta que tinha que ser fechada numa capsula à prova de som, caso contrário seu ruído seria gravado também junto com a fala dos atores.

E outra coisa surpreendente para a época: a maior parte da supervisão do sistema Technicolor durante muitos anos foi feita por uma mulher, Natalie Kalmus, esposa do criador do sistema. Ela tem participação em mais de 300 filmes!

Still do vídeo

Se você não entendeu nada do que eu expliquei acima, veja o vídeo. Ele é muito bem feito, tem apenas 11:00 minutos e a tradução automática do Youtube funciona quase que perfeitamente.

Aproveite, e depois disso dê mais valor para as facilidades de vídeo do seu smartphone, hehehe!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Como o Technicolor mudou o mundo dos filmes

Fechado para comentários.