Inspire-se

Dupla de fotógrafos brinca com a arquitetura para fazer retratos

Quando um arquiteto ama a fotografia essa paixão pode resultar em imagens surpreendentes. Se os arquitetos vem em dose dupla a diversão fica maior ainda.

Foi isso o que aconteceu quando David RuedaAnna Devis resolveram posar para retratos inspirados numa estética ingênua e engraçada usando como suporte edifícios e marcos arquitetônicos em várias partes do mundo.

 

 

Segundo o site DPreview.com, a formação em arquitetura lhes dá uma melhor compreensão e apreciação dos espaços com os quais eles estão trabalhando, enquanto a necessidade do fotógrafo de contar uma história acaba inspirando a dupla a se inserir em cada imagem como “personagens”.

Numa entrevista que Daniel Rueda deu ao site especializado em design More With less, ele declara que “o papel desses personagens em nossas fotos é contar uma história que vá além da estética. Ou seja, não basta apenas ter uma imagem que pareça mais ou menos bonita, é preciso que diga algo sem a necessidade de colocá-lo em palavras”.

 

 

 

 

Eu tenho a mesma formação e interesse que esses dois fotógrafos mas o que mais me chamou a atenção não foi o exercício formal com a arquitetura mas sim o campo de composição utilizado, a moldura quadrada de proporção 1 x 1 típica da fotografia de médio formato e do Instagram. É engraçado como depois de décadas de domínio da fotografia composta com a relação 3 x 2 do filme 35mm a composição do tipo “quadrada” esteja voltando à voga. Eu mesmo capturo imagens no celular usando uma capa inteligente (smart cover) que permite fotografar diretamente nessa relação de imagem.

Outro detalhe é o de que não achei em nenhum lugar alguma informação sobre o equipamento utilizado. Isso é comum na divulgação de trabalhos de cunho artístico onde não se considera importante, ou desejável, falar da técnica. Como sempre tenho dito, acho importantíssimo tanto o conceito quanto a técnica para que possamos compreender um trabalho artístico em sua totalidade.

Para conhecer mais desse trabalho visite as contas de David Rueda e de Anna Devis (páginas separadas) no Instagram.

As imagens dos retratos e da arquitetura que eles captam realmente falam mais do que mil palavras.