celulares e smartphones

Um aplicativo para quem tem muitos equipamentos fotográficos

Colecionadores de câmeras e fotógrafos profissionais podem ter uma coisa em comum: um armário cheio de câmeras e lentes sem uso das quais eles nem se lembram mais ou sabem o valor.

Para ter mais controle sobre a pequena fortuna que você pode ter em casa ou em seu estúdio existe um aplicativo gratuito feito sob medida para fotógrafos amadores e profissionais.

 

Interface do aplicativo MyGearVault

 

MyGearVault foi projetado por ninguém menos que Jarred Polin, o aclamado e “cabeludo” blogueiro americano especializado em fotografia do site Froknowsphoto.com. O aplicativo é produto dos muitos emails que Polin recebia de seus seguidores perguntando o que fazer para organizar listas de seus equipamentos fotográficos. A maioria dos emails fazia referência a necessidade de enviar arquivos do tipo Excel para o corretor quando tentavam fazer seguro de suas câmeras.

Segundo Pollin “Eu recebo mais emails do que deveria com histórias de como o equipamento de alguém foi roubado, e de como esses fotógrafos precisavam fazer uma vaquinha para comprá-los de novo porque não tinham seguro “. E continua: “A verdade é que isso não é inteiramente culpa deles. Não existe muita informação sobre o seguro adequado para profissionais criativos.”

Na tentativa de resolver esse problema Polin criou o MyGearVault em parceria com algumas seguradoras. O aplicativo gratuito para iOS (e agora Android) permite ao fotógrafo não só organizar seu equipamento como até mesmo contratar um seguro fotográfico (apenas para o mercado americano).

 

O cabeludo Jarred Polin, do site FroKnowsPhoto, criador do aplicativo MyGearVault

 

Segundo o site DPreview.com, o aplicativo oferece uma maneira simples e direta de organizar e acompanhar todos os equipamentos fotográficos que você possui. O aplicativo também tem recursos para exportar sua lista de equipamentos em uma planilha eletrônica, obter uma cotação de seguro diretamente de dentro do aplicativo e saber mais sobre formas de proteger seu patrimônio profissional.

Eu mesmo já tive muita dificuldade em criar uma planilha de Excel para organizar minha coleção de câmeras velhas só para descobrir depois que elas não tinham muito valor. Mas se eu não tivesse feito esse trabalho nem saberia disso, ficaria na ilusão de que me tornaria milionário fazendo um leilão de câmeras raras… De qualquer maneira o aplicativo MyGearVault foi muito bem recebido pelo mercado e é preciso dizer que Jarred Polin é um ótimo empreendedor.

Quanto às suas fotografias… prefiro não comentar pois não conheço direito seu trabalho fotográfico!

O aplicativo pode ser baixado no iTunes Store Americano (para iPhones e iPads, não existe na iTunes Store Brasileira) ou na Google Play Store (para smartphones e tablets Android).

Veja aqui o vídeo promocional do MyGearVault.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.