Por quê filmar na horizontal com o smartphone?
Recentemente uma rede de televisão ensinou os telespectadores a filmar na horizontal para enviarem seus vídeos para um evento que estava promovendo.
Eu confesso que achei muito engraçado, pois uma coisa que sempre me incomodou é o fato de ter que girar o smartphone para fotografar ou filmar na horizontal ou na orientação de paisagem.
Para muita gente é mais fácil segurar o smartphone na posição vertical, como quando usamos o aparelho para falar ou navegar na Internet.
Apesar da maioria dos aparelhos alterar a orientação da tela automaticamente quando vemos um vídeo apenas girando a posição do smartphone, isso não acontece quando usamos o aplicativo de câmera.
Andei pesquisando e descobri algumas coisa interessantes sobre esse assunto.
Algumas considerações
Em primeiro lugar, num mundo onde o cinema e a televisão tem sempre uma orientação horizontal, faz sentido filmar na mesma posição. O ser humano tem um campo de visão de cerca de 180 graus em orientação horizontal, pois apesar de nossos dois olhos abarcarem as duas orientações de maneira aproximada, seu conjunto nos dá uma visão estereoscópica nessa posição.
Já as fotografias com a orientação vertical produzem boas composições ao abarcar nosso rosto e isso é conhecido desde a antiguidade, daí o nome de “orientação retrato”. Para selfies a orientação retrato pode ser muito eficiente, mas para grupos isso pode ser um problema.
No caso das câmeras fotográficas tradicionais a alternação entre paisagem e retrato se dá naturalmente pela manipulação da orientação da própria câmera e é por isso que alguns tipos de design fizeram mais sucesso, caso das câmeras reflex e sua empunhadura fácil de usar.
Já os smartphones criam uma certa dificuldade na sua manipulação, pois gira-los implica numa manobra que pode fazer com que deixemos cair o aparelho, tocar em algum controle da tela e mesmo engordurar a lente da câmera. Gravar na posição vertical seria mais fácil.
Eu particularmente não gosto de aparelhos com borda infinita ou curvas, porquê criam mais uma área de contato com as funções do aparelho. Isso as vezes faz com que eu feche o aplicativo da câmera sem querer ao girar o aparelho. Já perdi fotografias importantes assim, pois o aplicativo da câmera fechou e o momento da cena passou…
Dificuldades operacionais e técnicas
O quão difícil seria girar a imagem do aplicativo de câmera em tempo real e não apenas após a fotografia ter sido tirada?
Bom, essa é uma questão que os fabricantes de smartphone parecem não querer responder. Várias opiniões tem povoado a internet desde o advento da fotografia móvel, mas podemos elencar algumas situações:
- Nos smartphones os sensores são posicionados de maneira a acompanhar as proporções do aparelho, ou seja, a dimensão mais longa do sensor alinhada à dimensão mais longa do smartphone. Isso aconteceria para economizar espaço ou para facilitar a orientação de retrato na fotos de selfies. Será?
- O giro automático da imagem da câmera em tempo real exigiria muita capacidade de processamento. Seriam necessários processadores muito mais rápidos, mais caros e que consumiriam muito mais energia do que os que existem hoje. Parece lógico…
- A maioria dos usuários de smartphone vem seus vídeos no próprio aparelho em posição horizontal, então não sentem tanto a limitação de ver suas filmagens com barras laterais pretas em um tela de televisão ou computador. A demanda para uma solução para o problema seria pequena.
- Por algum motivo, vídeos filmados em posição vertical são mais vistos completamente do que vídeos horizontais quando publicados em plataformas online. O Snapchat diz que vídeos verticais chegam a ser 9 vezes mais vistos do que os gravados em formato paisagem!
Vamos filmar na horizontal?
Depois de fazer essas considerações descobri um vídeo que fala exatamente da mesmas coisas e que me deu mais condições de discutir o assunto. O canal Canoopsy fez uma publicação falando sobre o futuro pouco promissor dos “vídeos verticais”. É muito interessante e tem apensa 3:00 minutos.
Bem, agora a questão é com você. Eu particularmente acho que em breve os fabricantes vão começar a aparecer com soluções para esse dilema, pois muita gente já começa a ver seus vídeos nas telas de tv inteligentes que andam inundando o mercado. A samsung mesmo tem um sistema de espelhamento entre seus smartphones e suas TVs por Wi-Fi que facilita bastante exibir nossos filmes.
Outra questão é que filmar em altas resoluções como o 4K ou 8K só fazem sentido se você for exibir o resultado em uma tela grande. Ver tanta definição assim numa telinha pequena funciona só para quem enxerga muito bem de perto, o que para os mais velhos é uma dificuldade, hehehe.
Aliás, se alguém souber de uma capa ou estojo que facilite a empunhadura de um smartphone para filmar na horizontal me avise. Andei procurando e não achei nada assim, acho que vou ter que inventar um acessório desses!
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.
Pingback: Motorola resolve acabar com os vídeos verticais | Ricardo Hage