Testando a câmera Hasselblad do drone Mavic 2 Pro
Eu sou do tempo em que fazer fotografia aérea significava entrar com o equipamento fotográfico em um avião, helicóptero ou balão, às vezes até mesmo arriscando a própria vida.
Como não sou do tipo aventureiro nunca me enfiei num projeto desses, mas o advento dos Drones mudou bastante a situação. Confesso que o uso de Drones para fotografar nunca me atraiu, até mesmo porquê ficava claro que para conseguir uma imagem boa era preciso usar um aparelho mais sofisticado, que pudesse inclusive levar consigo uma câmera convencional.
Bem, a coisa anda mudando de tal maneira que com o lançamento do Mavic 2 Pro, o novo Drone da fabricante Chinesa DJI, minhas convicções ficaram abaladas.
O Novo Mavic 2 Pro é um Drone compacto pensado pensado de tal maneira para a fotografia que tem embutido uma câmera digital projetada pela mitológica Hasselblad, a famosa fabricante sueca de câmeras de alta performance.
A câmera é uma L1D-20c de 20 megapixels e sensor de 1″ polegada. O conjunto óptico é de 26mm (equivalente em 35mm) e a abertura do diafragma é variável entre f/2.8-11. O processador de imagem utiliza a tecnologia Natural Colour Solution (HNCS) da Hasselblad.
O equipamento filme vídeos em 4k (3840×2160pixels a 24/25/30p) e em C4K (4096×2160 pixels a 24p) além de gravar imagens estáticas em JPEG e RAW (arquivos DNG).
Como se vê, apesar do Drone ser bastante compacto, e até lembrar um brinquedo (bem caro), o módulo da câmera é sofisticado e deve produzir imagens surpreendentes. Será?
Mavic 2 Pro em ação
Várias análises tem pipocado no Youtube mostrando como o Drone funciona mas ainda não apareceu nenhum trabalho feito exclusivamente para mostrar as capacidades criativas proporcionadas pela câmera da Hasselblad embarcada no DJI Mavic 2 Pro.
O jeito é esperar. Por enquanto o canal Keep Calm and Talk UAV publicou uma despretensiosa, mas esclarecedora, análise do novo lançamento.
No vídeo de 12:49 minutos podemos ver o drone em ação e entender como ele se comporta fotografando. O dia está meio nublado, a fotografia não é das melhores e a locação parece ser um castelo “fake” na beira de um lago, mas o vídeo é interessante e faz a gente pensar em como o “equipamento não é tudo”, hehehe.
E só para completar o DJI Mavic Pro 2 já está à venda no mercado Americano por US$ 1.500,00 dólares, o que não é um preço absurdo para os “gringos”. E eu não me espantaria se ele começar a ser vendido oficialmente aqui no Brasil, pois a DJI está distribuindo seus Drones até mesmo em lojas de shopping.
É verdade que os preços ficam estratosféricos mas tem gente que se já se acostumou…
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.