Inspire-se

Fazendo Light-Painting com um Drone

Light-Painting é aquele efeito onde criamos formas luminosas e fluidas em fotografias obtidas no escuro, com grande tempo de exposição. A técnica se tornou mais popular com a introdução no mercado de lâmpadas e lanternas portáteis do tipo LED.

Esse tipo de iluminação pode ser encontrada em vários formatos e cores, e como usam pouca energia para funcionar estão fazendo a festa dos “light-painters”.

Eu mesmo já publiquei uma matéria por aqui falando do assunto, mas agora é o artigo de Russel Klimas que está chamando atenção. Ele anda usando a câmera de um Drone para capturar efeitos de Light-Painting em pleno vôo.

Light-Painting
Imagem obtida por Russel Klimas à partir de um Drone

As imagens produzidas são muito bonitas e mostra os cenários de uma perspectiva diferente. Klimas usa um Drone mais caro, um DJI Mavic Pro, e por isso mesmo ele faz algumas recomendações interessantes.

Segundo ele esse tipo de Drone permite usar o chamado “Modo de tripé”, função que ajuda a manter o drone o mais estável possível, possibilita fazer correções rapidamente para alinhar melhor a imagem e produz uma perspectiva única na possibilidade de criação de novas formas.

Light-Painting
Outra Imagem obtida por Russel Klimas à partir de um Drone

Dificuldades no Light-Painting

Mas nem tudo é maravilhoso. O fotógrafo diz também que esse tipo de equipamento:

  • Necessita do do auxílio de um assistente;
  • Que a maioria dos drones não tem abertura de diafragma ajustável;
  • Que o obturador só pode permanecer aberto por no máximo 8 segundos, pouco para o uso em Light-Painting;
  • As fotos não são tão claras quanto poderiam ser por causa do movimento do drone;
  • Se houver algum vento a imagem é afetada, então o trabalho precisa de tempo firme para ser feito.

Ele também fala que a experimentação é importante nesse tipo de fotografia pois o uso do espaço em torno da cena deve ser amplamente utilizado.

Quem sabe você não fica inspirado e faz uma experiência dessas até mesmo com seu “dronezinho” de brinquedo? Pode valer a pena.

Deixe uma resposta