Tutoriais

5 dicas para fotografar com Drones

Fotografar com Drones não é muito fácil. Para quem não conhece, Drones são essas pequenas aeronaves não tripuladas que atualmente possibilitam ao fotógrafo uma maneira simples de conseguir imagens aéreas surpreendentes.

Por causa das hélices lembram um pouco um helicóptero, mas se diferenciam por poder se mover em três eixos facilmente, além de seu vôo ser telecomandado ou programado.

Como são relativamente acessíveis os Drones começaram a ficar populares em todo o tipo de serviço fotográfico, como os mercados de casamentos, de arquitetura, e mesmo o de Fine Art.



Eu, como sou das antigas, ainda prefiro ficar no chão, mas tem muita gente fotografando e filmando com Drones. É por isso que o canal Fstoppers publicou um vídeo com 5 dicas para melhorar a fotografia de paisagens com Drones.

O vídeo, apresentado pelo fotógrafo Mads Peter Iversen, mostra uma experiência com um Drone DJI Mavic Pro Platinum na paisagem dramática do Glaciar de Fjallsárlón, na Islândia. Ai, que frio…

fotografar com Drones
Drone DJI Mavic Pro Platinum usado pelo fotógrafo

O vídeo de 9:00 minutos sobre como fotografar com Drones não tem legendas automáticas, então para facilitar um pouco a vida de nossos leitores monoglotas vou discutir as 5 dicas dadas por Iversen aqui. Aliás, se você não sabe o que a palavra monoglota significa, você é monoglota, hehehe.

 

5 dicas sobre fotografia com Drones

 

As dimensões contam

Quando um Drone levanta vôo ele nos dá uma visão ampla e completamente nova da paisagem. Como não estamos acostumados com esse tipo de visão (a não ser que você seja um urubu ou vampiro) precisamos sempre lembrar de algum senso de escala.

É bom ter em sua cena algo que revele o quão grande é o cenário captado. Você poder usar qualquer coisa da paisagem, como um edifício, uma pessoa ou mesmo um automóvel, mas é preciso que esse elemento seja algo com o qual o espectador pode se relacionar visualmente.

Caso contrário fica difícil para a maioria das pessoas identificar do que se trata o assunto da fotografia.

fotografar com Drones

Use grandes distâncias focais

Para dar mais força a uma paisagem aérea o ideal seria usar na câmera uma lente do tipo Grande Angular, que engloba uma área maior da cena. Mas como fazer isso com uma lente fixa, dessas que já vem instaladas nos Drones?

Iversen dá uma resposta simples, faça panoramas. Você pode colar imagens obtidas de várias posições ou rodar a câmera filmando a paisagem, para “expandir” sua distância focal.



Assim você pode superar os 20mm ou 24mm oferecidos pela câmera para simular algo como uma Ultra Grande Angular de 16mm. Que tal?

E quando você monta as imagens num panorama você acaba aumentando também a resolução da imagem, pois ela acaba tendo mais informação visual.

fotografar com Drones

Use a iluminação certa

É essencial que o local fotografado tenha a iluminação adequada para a cena, como todos sabemos, mas as vezes não percebemos como isso afeta a fotografia com Drones.

Se possível visite o local durante alguns dias e horários diferentes para ver como a paisagem se comporta com condições meteorológicas diferentes.



Essa é uma dica para fotógrafos mais “científicos”, que planejam suas sessões fotográficas como num projeto. Se você é “dos meus” e sempre acaba fotografando sem saber bem o que vai encontrar pela frente, use a imaginação.

Quem sabe você pode prever assim qual o melhor momento para lançar seu Drone ao ar.

fotografar com Drones

 

Composição

Ah, esse é o maior problema (ou solução) de qualquer fotógrafo. Iversen fala para encontrar um ponto focal interessante na paisagem usando linhas, formas ou padrões para guiá-lo. Aliás, ele lembra que em inglês alguns fotógrafos chamam esse ponto focal de “objeto herói” (hero object). Acho que só ouvi esse termo umas duas vezes na vida, hehehe.

Na experiência exibida no vídeo, ao fotografar com Drones o fotógrafo diz que as imagens obtidas têm em comum uma forte relação entre figuras. Colocando os “objetos heróis” em situações de alto contraste a atenção sobre eles aumenta.

Esse é o caso de uma foto onde a montanha escura se destaca no céu de fundo mais claro, ou em outra foto na qual uma geleira luminosa cerca uma montanha mais escura.

fotografar com Drones

Editando ao fotografar com Drones

Segundo o fotógrafo editar é necessário, ponto! Já o quanto você aplica de edição na fase de pós-processamento (Photoshop, Lightroom, essas coisas) depende de você.

Ele lembra que as fotos saídas da câmera geralmente são planas e, no mínimo, a foto se beneficiará de algum contraste adicionado.



Ele diz que Isto não acontece porque você seja obrigatoriamente um mau fotógrafo ou que o drone tenha uma câmera ruim, mas sim por causa da forma como o seu software de edição interpreta seu arquivo. Ele realmente “revela” mais do que achamos ter captado de qualquer fotografia.

Sabe, acho que é verdade…

fotografar com Drones

Voe com segurança

Ah, então… Como é fotografar com Drones e controlar o vôo ao mesmo tempo!

Como o exemplo de Iversen se dá na Islândia ele fala que se você estiver voando em latitudes mais altas (próximo aos Polos), é bom ficar de olho nas previsões sobre interferência magnética.

Pos é, a interferência magnética causada por alguma alta de atividade solar pode atrapalhar a bússola do drone, desligando o GPS.

Isso faz com que você tenha que voar totalmente no modo manual. O risco de acidentes aumenta drasticamente e até a perda do drone é possível, já que ventos fortes podem coloca-lo fora da linha de visão.

E no Brasil não é muito diferente, com os raios e trovões que se abatem subitamente em nossa nação. Parece até as Pragas do Egito, então cuide-se!



Enfim…

Se você quer conhecer mais do trabalho de Mads Peter Iversen veja seu canal no Youtube, além de seu vídeo com 5 dicas sobre fotografia épica com o drone DJI Mavic Pro | 4K.

E por quê você não lê também o artigo que publiquei anteriormente sobre as melhores fotos obtidas com Drones de 2017?

Obs.: O vídeo está em inglês e não conta com tradução automática, mas as imagens são muito bonitas e é possível a partir delas entender do que se trata. Vamos, arrisque!