Inspire-seNotícias

Adobe lança Controle de Textura e Tutoriais Interativos

Talvez devido ao estardalhaço ocorrido com o aumento dos preços da assinatura do Creative Cloud no EUA, a Adobe anunciou atualizações para seus aplicativos de imagem.

O Ligthroom CC recebeu novas funções de Tutoriais Interativos e uma função “Defringe” (Defeito?) para tirar aberrações cromáticas direto de uma imagem. Para isto basta colocar um ponteiro do tipo conta gotas (eyedropper) por sobre um defeito de cor púrpura ou verde, típico das aberrações cromáticas de uma lente, para que automaticamente o defeito seja sanado.

Adobe
O antes e o depois do uso do controle de textura no Camera RAW em foto de divulgação da Adobe. Por quê a mulher está brava? Não gostou do resultado?

Por enquanto os Tutoriais Interativos estão disponíveis apenas nas versões para IOS (iPad e iPhone) e Android do Lightroom CC. Mas em breve essa função será atualizada no aplicativo para desktop Mac e Windows.

A Função Tutorial parece ser muito didática e rica em imagens. A Adobe explica o porquê disso: “Fizemos uma parceria com vários educadores de fotografia incríveis e estamos trabalhando na criação de conteúdo que tenha algo a mais. Matt Kloskowski, Katrin Eismann, Kristina Sherk e Nicole Young contribuíram com tutoriais e fotos incrivelmente úteis, e estamos adicionando mais autores regularmente.”

E sobre o Adobe RAW?

Já o Adobe Raw, módulo para processamento de arquivos RAW usado tanto pelo Lightroom CC quanto pelo Photoshop, ganhou a função Textura.

Usando um controle do tipo “slider” (deslizante) é possível agora “amaciar” ou melhorar texturas como as da pele sem destruir detalhes ou adicionar ruídos na imagem. De certa maneira, para quem trabalha com retratos ou com imagens em alta sensibilidade ISO, os ajustes podem agora serem feitos diretamente dentro do Adobe RAW e não em aplicativos como o Photoshop ou em plug-ins de terceiros.

Adobe
Detalhe do controle deslizante de Textura no Camera Raw

Segundo o site Petapixel.com, numa foto de paisagem na qual se deseja mais definição na vegetação é comum aumentar no Photoshop ou Lightroom o recurso nitidez. Apesar de funcionar, isso faz com que o aumento de ruído na foto sobrecarregue os detalhes extras que você acabou de conseguir. Já se você aumentar o novo recurso de Textura até o final do controle deslizante, certos detalhes serão aprimorados mas o ruído não será afetado.

Para alguém que como eu vive usando o recurso de aumento de nitidez em fotos obtidas com alto ISO e bastante ruído, isso é um milagre, hehehe!

Repercussões

Bem, eu ainda estou instalando o novo Camera RAW e não uso o Lightroom por questões filosóficas, então ainda não posso dar uma opinião melhor abalizada.

A única coisa que eu sei é que a gritaria sobre o aumento de preço da assinatura do Adober Creative Cloud (que disponibiliza essas atualizações) anda varrendo o mundo.

Lightroom
O Lightroom CC pode ser usado em várias plataformas

Algumas empresas concorrentes da Adobe andam aproveitando a onda para promoverem seus produtos. Então é bom que os novos Tutoriais Intuitivos e a função Textura funcionem bem, pois vão mostrar ao público se o aumento de preço valeu a pena ou não…

E se você quer ver a função Textura funcionando no Lightroom, veja este tutorial de 9:00 minutos que o canal Imagingresource publicou a respeito.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta