5 conselhos aos Fotógrafos Comerciais
Como todo mundo sabe estamos vivendo momentos de mudanças radicais na forma como encaramos a fotografia, e o fotógrafo profissional vive na pele esses novos desafios.
Foi por isso que uma entrevista feita com a agente artística americana Andrea Stern me chamou a atenção.
Durante 20 anos a dona do escritório Stern Rep representou os interesses comerciais de profissionais que trabalham no campo da fotografia de produto, industria automotiva e moda, entre outras áreas.
Segundo o site Petapixel que entrevistou a “manager”, ela tem um talento para construir uma relação duradoura com seus fotógrafos e clientes, além de ser apaixonada pelo meio em que atua.
Resumi as 5 questões que o site fez a Andrea Stern, mas é preciso lembrar que o campo profissional da fotografia no resto do mundo sempre foi um pouco diferente dessa área de atuação aqui no Brasil. Mesmo assim vale a pena conhecer suas opiniões.
Vejamos as perguntas e respostas:
P: Quais as maiores mudanças no campo da fotografia comercial nos últimos 5 anos e como é seu estado atual?
R: Segundo a agente, uma das maiores transformações do mercado foi a crescente importância do que é chamado de “conteúdo”.
Diz ela que atualmente precisamos incorporar todas as formas estabelecidas para nos “comercializar”, tais como promoções, reuniões, mecanismos de pesquisa de sites pagos, além de permanecer ativos em todos os canais sociais. E o conteúdo que compartilhamos deve estar claramente alinhado com a nossa marca. Ela afirma que o Instagram é o nosso segundo portfólio, e que deve ter uma pitada de trabalho pessoal nisso.
Complementa dizendo que Hashtags podem realmente fazer você conseguir trabalhos e que esta é uma nova maneira que alguns clientes estão usando para encontrar fotógrafos. Não se trata apenas de compartilhar conteúdos infinitamente, mas sim de compartilhar conteúdo que mostre seu nível de especialização e que dê às pessoas um vislumbre de sua vida como um fotógrafo de sucesso.
P: O que você prevê que mude nos próximos anos?
R: Segundo Stern, as mídias sociais e a criação de conteúdo continuarão a dominar a cena, e os fotógrafos devem aceitar isso para não correr o risco de parecerem “datados” num campo de trabalho em constante renovação. Segundo ela o processo criativo do fotógrafo deve ser trazido para o marketing do próprio negócio do profissional.
Como exemplo ela dá sua própria experiência com uma plataforma no Instagram chamada @AskSternRep, onde compartilha idéias do setor, e os fotógrafos podem fazer perguntas e obter respostas. É sua maneira inventiva de aumentar a presença pública da agência SternRep, atuando ao mesmo tempo como uma ferramenta de marketing para seus negócios.
P: Qual é o segredo para termos uma carreira duradoura como fotógrafos na atualidade?
R: Segundo Stern devemos continuar nos redescobrindo experimentando coisas novas e trabalhando nosso portfólio. Ela diz que as pessoas não querem ver um book com imagens do passado. Se você demonstrar sua criatividade mostrará aos clientes que você é relevante no mercado atual.
P: Que conselho você pode dar aos fotógrafos iniciantes?
R: Segundo a agente, iniciantes devem explorar e expandir seu trabalho sem perder a vantagem específica de seu próprio estilo. Ela dá o mesmo conselho anterior, de que todos os fotógrafos precisam se redescobrir regularmente, educar-se, olhar para o trabalho dos outros e aprender o máximo possível.
Além disso, retoma a importância das mídias sociais, além de achar que os novos fotógrafos poderiam realmente se beneficiar indo além das mídias sociais em seu marketing. Fala que devemos enviar emails, contatar pessoas no LinkedIn, convidar clientes parar almoçar e principalmente, conhecer as pessoas pessoalmente. Resumindo, os aspirantes a serem fotógrafos vão precisar ser criativos para encontrar maneiras de se conectar.
P: O que você sente que é inspirador na fotografia atualmente?
R: Stern diz que se sente inspirada quando entra no fluxo das coisas que estão acontecendo e adota essas mudanças. O resultado é que ao ser criativa em seus próprios métodos de marketing, ela agora está em contato com fotógrafos e clientes que, de outra forma, teriam sido muito difíceis de alcançar no passado.
E para terminar, diz: “Eu me sinto mais conectada. Estou fora da minha própria caixinha. Estou aproveitando o intercâmbio que tenho com o mundo. Esse intercâmbio mudou completamente a definição do que é ser um “agente artístico” para mim, e eu estou sendo lembrada por que eu entrei em primeiro lugar neste negócio. Estou gostando de ser um recurso para fotógrafos e parte dessa evolução”.
Pensando essas dicas em nossa realidade
Eu confesso que fico um pouco cansado quando vejo esse tipo de discurso encorajador, mas talvez seja por que vivemos num pais eternamente à beira de um ataque de nervos, hehehe.
Quando estamos vivendo uma crise financeira (ou social, ou política, etc, etc) fica muito mais difícil fazer com que qualquer esforço dê resultados, e é isso que estamos vivendo hoje.
Leve em conta também que o Brasil parece ter sido planejado para criar dificuldades aos seus habitantes, e não facilidades. No fundo eu acho que isso está mudando pela simples falência total das estruturas que ficam nos amarrando, então talvez valha a pena como fotógrafo começar a investir nos conselhos que Andrea Stern dá.
No entanto sempre acho que o negócio é usar o Bom Senso mesmo…