celulares e smartphones

Quem tem a melhor câmera: Iphone X versus Galaxy S9+

Os smartphones andam ficando tão caros que é bom a gente saber muito bem o que está comprando.

É por isso que qualquer interessado em fotografia móvel quer saber muito bem como a câmera de seu futuro smartphone irá se comportar nas situações mais fotografadas por ele.

É por isso que um comparativo que o site Macrumors.com publicou me chamou a atenção. Na matéria o site comparou a câmera de lente dupla do Samsung Galaxy S9 + de abertura variável com a câmera dupla vertical do iPhone X.

Módulos das câmeras traseiras do Galaxy S9+ e do iPhone X

Segundo a matéria a Samsung decidiu concentrar seus esforços na qualidade de imagem de seus dispositivos mais recentes. É por isso que o S9 + possui uma lente com abertura variável que vai de f/1.5 a f/2.4, acoplada a um sensor de 12 megapixels na câmera principal, aliada a outra lente telefoto f/2.4 com sensor de 12 megapixels, semelhante a que está disponível no iPhone X.



A abertura variável da lente da Samsung é um caso à parte: na posição de maior abertura (f/1.5), a câmera Galaxy S9 + pode deixar entrar mais luz em situações de pouca iluminação, apesar de tender a comprometer a nitidez da imagem nas bordas da foto.

Já em condições onde a iluminação é melhor, a abertura f/2.4, mais estreita, proporcionará uma imagem mais nítida e de melhor qualidade. O Galaxy S9 + pode selecionar automaticamente a abertura adequada para a melhor imagem.

Comparação de cores entre as imagens dos dois smartphones

O iPhone X tem duas lentes como o Galaxy S9 +, mas nenhuma abertura ajustável, e isso dá ao smartphone da Samsung um pouco de vantagem no quesito inovação. Ainda segundo o Macrumors.com, tanto o iPhone X quanto o Galaxy S9 + possuem câmeras fantásticas que são capazes de tirar imagens surpreendentes.

No geral a avaliação mostra as imagens do S9 + mais nítidas, com mais definição. No entanto a comparação mostra imagens com cores mais quentes, ou mais verdadeiras, no iPhone X.

Comparação de áreas claras entre as imagens dos dois smartphones

Eu particularmente achei que as imagens do iPhone X apresentavam muito um defeito chamado “Estouro de Brancos”. O termo significa um excesso de contraste nas áreas claras, que acaba eliminando a informação de imagem dessa região, deixando os detalhes todos brancos.

No Galaxy S9+, talvez pela falta de brilho e o apagamento das cores, esse defeito não fica muito evidente, mas acho que sempre é possível usar um aplicativo para melhorar as tonalidades da imagem.



Se você ficou na dúvida veja o vídeo de 6:00 minutos que o canal Macrumors publicou. Infelizmente ele não apresenta a função de tradução automática mas é possível, através das imagens, ter uma boa noção de qual desses smartphones pode ser melhor para você. Aproveite.