celulares e smartphones

O que sabemos até agora sobre o iPhone 8 e suas câmeras

Como sempre o ano começa com novas especulações e rumores sobre quando e como será lançado o próximo modelo do iPhone. E como sempre a Apple, fabricante do equipamento, mantém segredo absoluto sobre os rumos de seu produto mas o mundo não é mais o mesmo e com a globalização é impossível garantir que todos os funcionários de uma fábrica chinesa envolvidas na sua produção ou funcionários da área de design não “abram o bico” nas redes sociais ou para uma tia distante.

 

Possível conceito do iPhone 8 com sensor de digitais integrada na tela

 

Os sites de rumores descobrem tudo sobre o assunto e é assim que ficamos sabendo com antecedência para onde vai o iPhone. Por enquanto sabemos o seguinte sobre o aparelho: a Apple planeja uma grande reformulação no design do iPhone previsto para 2017 que deve contar com um corpo composto de  vidro e tela com tecnologia OLED indo de borda a borda do smartphone. O sensor de impressão digital “Touch ID” e a câmera frontal deverão fazer parte integral da tela. O novo iPhone provavelmente será oferecido ao mercado juntamente com as versões atualizadas dos modelos tradicionais de 4,7 e 5,5 polegadas.

No caso da parte de imagem que é o que nos interessa para nosso blog podemos dizer que a Apple anda satisfeita com a câmera atual do iPhone o que deve significar que as pesquisas de mercado não estão indicando insatisfação dos usuários com o equipamento. Isso é interessante pois de certa maneira a Apple interrompeu a “Corrida dos Megapixels” no desenvolvimento de smartphones sendo que mesmo fabricantes que já estavam no patamar de 16 Mpx de resolução em suas câmeras voltaram aos 12 Mpx, caso da Samsung com o Galaxy S7 e a LG com o G6. O foco da Apple parece ser mais a relação custo/benefício de um sensor menor que grava arquivos também menores mas que apresenta imagens de qualidade superior, principalmente em ambientes com pouca luz como festas e baladas.

Sendo assim segundo o Macrumors.com acredita-se que a câmera de duas lentes introduzida no iPhone 7 Plus de 5,5 polegadas continuará a ser uma característica exclusiva dos modelos “high-end” do iPhone em 2017. O site divulgou uma predição do analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, que acredita que este ano haverá um lançamento de um iPhone de 4,7 polegadas com uma única câmera, um modelo de 5,5 polegadas com uma câmera de lente dupla e um modelo OLED em um tamanho não especificado com uma câmera de lente dupla. O analista acredita ainda que os modelos futuros incluirão estabilização ótica da imagem (OIS) para as lentes de grande angular e telefoto. No iPhone 7 Plus atual apenas a lente grande angular possui OIS. A câmera do iPhone 2017 também poderia suportar efeitos de fotografia 3D se a Apple optar por usar p mesmo módulo de câmera da LG.

Ainda segundo o Macrumors.com o site japonês Mac Otakara teria divulgado que o modelo “topo de linha” de 5 polegadas do iPhone  poderia vir com um novo arranjo de câmera dupla posicionada de maneira vertical em vez do sistema atual colocado na horizontal. As informações de Mac Otakara provêm de um fornecedor de peças taiwanês e ainda não foram corroboradas por uma segunda fonte portanto ainda estão no campo das especulações. Talvez a necessidade de fazer caber duas câmeras em um corpo de smartphone menor poderia forçar esse tipo de design…

 

Possível novo arranjo de câmeras traseiras na vertical no iPhone 8

 

Já câmera frontal do iPhone 8 deverá ser revolucionária (é o que dizem) e será composto por três módulos diferentes que permitam a capacidades de detecção 3D com o uso da tecnologia PrimeSense. A câmera incluirá um módulo transmissor de infravermelho, um módulo de recepção infravermelho e uma câmera tradicional. Com o uso da luz infravermelha a câmera será capaz de encontrar a localização e entender a profundidade dos objetos colocados a sua frente. Essa tecnologia poderá ser utilizada para reconhecimento facial ou da íris no caso do desbloqueio do equipamento, uso de senhas ou pagamento via Apple Pay além de abrir um grande leque de desenvolvimento de aplicações futuras. Como se vê tirar selfie é o de menos no iPhone 8.

Ainda segundo a MacRumors.com a Apple tem lançado as atualizações do iPhone sempre em setembro então deveremos ver a nova linha revelada ainda em 2017. No entanto ao menos um dos modelos – o “topo de linha” com tela OLED – poderá não ser colocado à venda tão cedo. O site japonês Mac Otakara disse que o iPhone 8 pode ser lançado com bastante atraso devido a mudança  para a tecnologia OLED. Nesse cenário veríamos o lançamento de um iPhone 7s e 7s Plus em setembro como previsto e um novo iPhone 8 chegando apenas no final do ano.

Vamos ver se essas especulações tem sentido. Só o tempo e Apple dirão…