ExclusivoTutoriais

Entenda os modos de medição de luz de sua câmera digital

No tempo em que as câmeras de filme eram totalmente manuais usar um fotômetro podia ser a diferença entre conseguir uma foto bem exposta ou ficar com o negativo todo preto (ou branco). Depois, muito antes do foco automático, apareceram os fotômetros incorporados nas câmeras o que facilitou e automatizou muito a vida do fotógrafo. E não é nem preciso dizer que no mundo digital as câmeras incorporaram pequenos computadores que praticamente zeraram a possibilidade de alguëm “perder” uma boa foto por erro de exposição…

Será mesmo?

 

Ícones indicativos dos modos de medição de exposição em câmeras fotográficas

 

Atualmente os sistemas de medição de exposição (Metering Modes) das câmeras digitais chegaram a um grande nível de sofisticação e para ajudar um pouco vamos dar uma olhada em como alguns desses modos funcionam.

 

  • Center Weighted Metering: O modo balanceado com peso na área central também mede a luz através de toda a cena mas dá mais ênfase a luz que aparece no centro da imagem. É o modo mais indicado para medir a exposição de retratos pois não dá tanta importância as altas e baixas luzes fora da área central da foto permitindo que rostos e perfis telham sua tridimensionalidade revelada.
Medição em modo Balanceado, ideal para grupos

 

  • Spot Metering: A medição de iluminação por ponto normalmente é o modo mais sensível e difícil de ser utilizado. Esse modo avalia apenas a luz de um único ponto da imagem e dependendo do que você está fotografando pode dar muitas leituras diferentes dentro da mesma cena. É o melhor sistema para quando você tem uma objeto ou paisagem com iluminação de vários tipos na qual você pretende que apenas um foco de luz dê o “tom” da imagem. Também é importante quando os outros modos ficam meio “malucos” e não conseguem dar conta de entender uma cena muito complexa.
Medição em modo pontual, ideal para cenas difíceis

 

  • Partial Metering: o modo de medição parcial é mais comum nas câmeras Canon DSLR e é utilizado quando o fundo de uma imagem é mais brilhante que o objeto da foto, como nas cenas em que uma pessoa ou um grupo estão com o sol por trás. O modo de medição parcial de luz normalmente cobre apenas 9% do campo de visão da câmera à partir do centro da imagem.
Medição em modo parcial, ideal para contraluzes

 

  • Matrix Metering ou Evaluative: O modo Matrix ou de avaliação é o modo padrão para a maioria das câmeras atuais. Esse modo avalia a luz dentro de toda a cena focalizada. É ótimo na maior parte das fotografias cujo objeto conta com uma boa e bem distribuída iluminação. Não é indicado para cenas que contam com muitos tipos diferentes de iluminação como no entardecer ou em fotografias mais “artísticas” onde grandes contrastes serão valorizados.
Medição em modo Matrix, ideal para paisagens

 

Entender como funciona a exposição na câmeras fotográficas é muito importante. Mesmo nos smartphones, que normalmente apresentam apenas o modo Matrix de medição, o entendimento da luz na imagem fotográfica é fundamental para que possamos captar o que vemos da melhor maneira que o equipamento permite.

Reserve um tempo para testar os modos de medição de sua câmera. Esse exercício pode melhor muito as qualidade das suas fotografias.